Prouni preenche 95% das vagas

Publicado pelo UOL 21/06/2006

O Prouni (Programa Universidade para Todos), que concede bolsas de estudo para jovens de baixa renda em universidade particulares, preencheu 93% das vagas que estavam previstas para este semestre, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (20/06) pelo MEC (Ministério da Educação).

Foram selecionados 43.614 candidatos para ocupar as 47.059 bolsas reservadas para o 2º semestre deste ano. As vagas remanescentes deverão ser distribuídas pelo MEC em novo processo seletivo.

Nesta terça, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que a distribuição das bolsas restantes está sujeita a avaliação do Tribunal Superior Eleitoral. "Estamos encontrando dificuldades em fazer o segundo processo seletivo por causa das restrições impostas pela lei eleitoral", disse Haddad.

No total, 200.969 mil estudantes de todo o país se inscreveram no programa do 2º semestre de 2006. A lista de selecionados será anunciada nesta quarta-feira e poderá ser vista no UOL Educação, no site do programa ou consultada pelo telefone pelo telefone 0800-616161 (ligação gratuita). O MEC não informou o horário em que o resultado será divulgado na Internet.

As vagas foram oferecidas por 834 instituições de ensino privadas. Do total de bolsas concedidas, 35.162 são integrais e 11.897 parciais, no valor de 50% da mensalidade.

Procedimento
Os candidatos selecionados pelo Prouni terão prazo de 26 de junho a 14 de julho para apresentar na faculdade os documentos que comprovam identidade, desempenho no Enem e situação socioeconômica.

A instituição que receber o estudante selecionado pelo programa poderá aceitá-lo diretamente na graduação ou aplicar uma prova de conhecimentos. Os selecionados que não apresentarem os documentos exigidos ou que não passarem nos eventuais exames aplicados pelas faculdades darão lugar aos candidatos que serão convocados na 1ª reclassificação. A lista sai no dia 24 de julho.

Critérios
Concorrem às vagas do Prouni alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, os que estudaram em escolas particulares com bolsa integral e os professores da rede pública de ensino básico em efetivo exercício. Todos devem, ainda, ter feito o Enem em 2005 e ter obtido nota mínima de 45 pontos, na média entre as provas de conhecimentos gerais e de redação deste exame.

São também requisitos obrigatórios ter renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 525), para concorrer a uma bolsa integral, e de até três salários mínimos por pessoa da família (R$ 1.050), para concorrer a uma bolsa parcial de 50% da mensalidade.

Criado pelo Governo Federal em 2004, e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, o Prouni possibilita o acesso de jovens de famílias de baixa renda à educação superior. O programa concede bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior, oferecendo, em contrapartida, isenção de tributos às que aderirem ao programa.

Em 2005, o Prouni distrubuiu 112.275 bolsas. Para este ano, o governo reservou cerca de 138 mil vagas -90.241 (72.016 integrais e 40.400 parciais) foram distribuídas no primeiro semestre.

UOL