Manaus perdeu quase 10 mil hectares de área verde |
|
|
Publicado pela Folha Online 23/06/2006 |
O Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia), ligado à União, divulgou nesta quinta-feira que 34,3% dos 28 mil hectares de área verde da zona urbana de Manaus (AM) que estão desmatados desapareceram apenas entre 1986 e 2004. O número equivale a mais de 9,6 mil hectares. No total, a cidade tinha 44 mil hectares de área verde.
O estudo foi realizado por pesquisadores do Sipam com base em imagens de satélite feitas em 1986, 1995 e 2004. Nos dois intervalos estudados, a taxa de área desmatada praticamente se manteve: cerca de 5 mil hectares.
\"Muita gente fala do desmatamento no interior da floresta. Mas nosso objetivo foi alertar também para a destruição das áreas verdes nas zonas urbanas\", disse a analista coordenadora do estudo, Ana Cláudia Nogueira.
Em Manaus, a zona urbana corresponde a apenas 4% da área total, mas concentra grande parte da população de 1,8 milhão de pessoas. Segundo Nogueira, a população de Manaus cresceu 120% nos últimos 20 anos, \"mas não se pode culpar o migrante pela degradação ambiental\".
Segundo a pesquisadora, a maior parte da vegetação nativa remanescente na cidade se localiza em propriedades privadas. \"Por isso incentivamos a criação de reservas particulares do patrimônio natural, um modelo de unidade de conservação previsto em lei.\"
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u123076.shtml
Agência Brasil
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|