> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Excesso de games, internet e TV +


Publicado pelo O Estado de S.Paulo 26/06/2006

81% dos jovens passam mais de 2 hs por dia na frente do PC ou da TV, tempo máximo segundo os especialistas

RODRIGO MARTINS)
Divertido é, mas as conseqüências podem ser graves. Na era digital, os games, MSNs e Orkuts tornaram-se os passatempos prediletos de muitas crianças e adolescentes. Isso tem feito com que a garotada fique horas e mais horas na frente do videogame e do computador. E, por causa do sedentarismo, os jovens estão se tornando cada vez mais obesos.

No País, o número de casos de obesidade nessa faixa etária aumentou cerca de 200% em 30 anos, aponta um estudo do IBGE divulgado na última sexta. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia estima que, atualmente, existam cerca de 6,7 milhões de crianças e adolescentes que sofrem do problema.

Segundo a coordenadora do laboratório de obesidade infantil da Faculdade de Medicina da USP, Sandra Villares, atividades como jogar bola e brincar de pega-pega estão sendo trocadas por computadores, videogames e televisão. "E esse sedentarismo aliado à má alimentação, com salgadinhos e refrigerantes, é um dos principais responsáveis pela obesidade no País."

"Os jovens, cada vez menos, fazem exercícios físicos", explica o chefe de nutrologia em Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Uma pesquisa coordenada por ele apontou que, em uma escola de São Paulo, cerca de 70% dos adolescentes não faziam mais que 1h30 de exercícios por semana. "O ideal é uma hora por dia."

A maioria dos especialistas recomenda que os jovens gastem, no máximo, duas horas por dia na frente da TV, computador ou videogame. Mas não é o que acontece. Um estudo da Associação Brasileira de Obesidade (Abeso), feito com crianças e adolescentes obesos, constatou que 81% gastavam mais de duas horas diárias na atividade.

O estudante Pedro Henrique Xavier, 13 anos, por exemplo, ultrapassa fácil essa marca. "Estudo à tarde. Então, de manhã, quando acordo, assisto cerca de duas horas de televisão. Quando volto da escola, fico cerca de três horas no videogame."

Nos finais de semana, o tempo que Pedro dedica aos games aumenta. E muito. "No sábado e domingo, fico o dia inteiro jogando."

Pedro diz que não curte praticar atividades físicas. Isso, segundo sua mãe, Sandra Xavier, explica os 98 quilos do garoto. "Fomos ao médico, e ele foi diagnosticado como obeso. O problema é que, além de ficar o dia inteiro no videogame, o Pedro come muito."

Segundo Sandra, uma de suas dificuldades para colocar o Pedro "na linha" é o fato de ela trabalhar o dia inteiro. "Meu filho fica em casa sozinho. Não tenho como acompanhar tudo o que ele come e faz."

Como no caso de Pedro, o estilo de vida moderno é o principal motivo do exagero dos menores no game e na TV. É o que afirma o psicólogo do Núcleo de Pesquisas em Psicologia e Informática (NPPI) da PUC-SP, Erick Itakura.

"Atualmente, tanto o pai como a mãe trabalham fora. E, com a violência nas grandes cidades, eles preferem que seus filhos fiquem em casa. E qual é a alternativa para esses jovens? Como não têm o que fazer, acabam correndo para o videogame ou para a televisão."

Esse é o problema da empresária Ingrid Garcini. Sua filha, Júlia, de 9 anos, em casa com a empregada, chegava a passar até 7 horas diárias no PC. "Ela começou a engordar porque também 'beliscava' comida a tarde inteira."

Como resultado, a garota foi diagnosticada como obesa e, por isso, foi obrigada a fazer exercícios e a alterar sua alimentação. "Hoje, faço aulas de jazz e patinação e brinco mais com minhas amigas", diz a menina, que diminuiu o uso do micro para 1 hora por dia.

EXERCÍCIOS NOS GAMES
Nem todos os videogames são os vilões da obesidade infantil. Em alguns, como o Pump, por exemplo, é possível gastar calorias. Nele, é preciso dançar em cima de uma máquina ou tapete especial para fazer pontos.

Há, ainda, academias de ginástica que instalaram bicicletas ergométicas conectadas a consoles de viodegame. Para jogar, é preciso pedalar. Caso contrário, o jogo pára.

http://txt.estado.com.br/suplementos/info/2006/06/26/info-1.93.8.20060626.10.1.xml

O Estado de S.Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader