Cursos do Sistema Braille chegam a quatro estados |
|
|
Publicado pelo Universia Brasil 26/06/2006 |
A Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC), em parceria com a União Brasileira de Cegos (UBC), realiza, entre os dias 26 de junho e 7 de julho,cursos sobre o Sistema Braille Integral e Código Matemático Unificado em Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Manaus (AM). Com duração de 120 horas, o curso é dirigido a professores das redes públicas estaduais e municipais que trabalham ou que vão trabalhar com alunos deficientes visuais de escolas especializadas, salas de recursos e no ensino regular.
A parte presencial do curso tem duração de 80 horas, em módulo único, com disciplinas específicas referentes ao Sistema Braille Integral e Código Matemático Unificado. As 40 horas restantes, o professor vai dedicar à pesquisa, estudo e atividade prática de escrita, leitura e transcrição braille. Participam da capacitação 30 professores de cada estado, sendo dez vagas para a capital e 20 vagas para os municípios com maior procura de matrículas de alunos com deficiência visual. O curso oferecido pela Seesp e UBC visa capacitar professores para efetivar a inclusão de alunos em salas regulares, melhorar os conhecimentos sobre o processo de aprendizagem da criança com deficiência visual e divulgar, socializar e discutir a filosofia da inclusão nas redes públicas da educação básica.
Oferta - Os cursos do Sistema Braille e do Código Matemático começaram em abril e já foram oferecidos para professores de Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Amapá, Roraima,Paraná e Mato Grosso. Neste ano, a Seesp e a UBC vão atender 330 professores em 11 estados.
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/saude/2426001-2426500/2426413/2426413_1.xml
MEC
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|