> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Criança no pré sabe a relação entre causa e efeito


Publicado pelo UOL 29/06/2006

Estudo desenvolvido por cientistas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, aponta que crianças em idade pré-escolar já são capazes de entender a relação entre causa e efeito.

As deduções são importantes porque as estruturas teóricas das crianças afetam o processo de aprendizado, e saber que elas procuram causas para os acontecimentos pode ajudar professores a transmitir conhecimento de forma mais eficiente.

Os cientistas chegaram à conclusão após experimento em que mostravam às crianças luzes e interruptores de brinquedo que funcionavam o tempo todo ou de modo intermitente.

Os pequenos foram solicitados a acender as luzes ou impedir que isso acontecesse. As crianças se comportaram adequadamente e demonstraram aceitar que as luzes e os interruptores funcionavam de forma coerente. Ou seja, os efeitos ocorriam como conseqüência de determinadas razões.

Quando as engenhocas eram manipuladas para acender só ocasionalmente, as crianças procuravam interruptores escondidos que poderiam ter bloqueado os brinquedos, em vez de aceitar que tinham passado a funcionar ao acaso.

http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u4574.jhtm

Revista Mente&Cérebro

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader