> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Turma da Mônica usa esporte para falar de criança


Publicado pelo Aprendiz 03/07/2006

(Mariana Gallo)
Aproveitando a Copa do Mundo, a Turma da Mônica está apresentado em seus gibis a importância dos esportes para falar sobre os direitos da criança e do adolescente. Segundo Adriana Alvarenga, coordenadora do projeto, o objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da garantia dos direitos das crianças e adolescentes. "A idéia mostrar para as pessoas que as crianças têm o direito a sobreviver e se desenvolver, aprender, proteger a si próprios e aos outros do HIV/Aids, viver livre da violência e ser prioridade nas políticas públicas", afirma.

O projeto, que é uma parceria do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Mauricio de Souza Produções, a cada mês aborda um tema referente aos esportes nas histórias da Turma as Mônica. O primeiro, por exemplo, falou sobre a importância das atividades esportivas para a saúde. O segundo abordou os direitos da criança com deficiência. E, o terceiro, que está nas bancas trata da importância de aprender a ganhar ou perder, mantendo a paz no futebol.

A coordenadora revela que o tema foi escolhido porque o esporte é uma das mais importantes ferramentas para a promoção do desenvolvimento integral de meninos e meninas. "A prática esportiva desenvolve a coordenação motora das crianças, estimula a concentração e a atenção, ajuda a entender regras, ensina meninas e meninos a trabalhar em grupo, a negociar, a respeitar o próximo, a liderar e ser liderado", acredita.

Segundo ela, a prática esportiva também é importante para os estudos, pois ajuda a desenvolver a concentração, melhorando assim o desempenho das crianças na escola. Para ela, o esporte é também um poderoso aliado na promoção da igualdade. Ele ajuda as crianças com deficiência a adquirir confiança que poderá ser aplicada em outros aspectos de sua vida. "Combinados com informação, os esportes são úteis para realçar a importância de diversos temas relacionados às crianças como a vacinação, a nutrição adequada e o consumo de sal iodado".

A parceria começou em 1994 com a releitura do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para tornar a lei mais fácil de ser compreendida pela população. Este ano, além dos temas tradicionais como o aleitamento materno, o trabalho infantil e a educação, os desenhos falam sobre a importância do esporte para a saúde, a inclusão de pessoas com deficiência, o respeito e a valorização da diversidade e a importância da manutenção da paz na prática esportiva.

"Enxergamos na Copa do Mundo um momento privilegiado para promover os direitos de meninos e meninas não apenas no esporte, mas também na saúde, na igualdade, na proteção, na participação", afirma.

A coordenadora revela que os resultados do projeto já podem ser vistos nas centenas de cartas enviadas por crianças ao Unicef com manifestações sobre o tema ou relatando suas experiências. "Há professores, no Brasil e em outros países, levando o material para as salas de aula, debatendo os temas com os alunos, estimulando a produção de textos e desenhos, chamando a criança para a participação", conta.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=208807670af4701000a83a13dc34b0ad

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader