Acampamentos: diversão para pais e filhos |
|
|
Publicado pelo Aprendiz 03/07/2006 |
A aproximação das férias escolares de inverno traz à tona a busca de soluções que atendam todos os membros da família. As crianças querem entretenimento o tempo todo, mas os adultos nem sempre podem acompanhá-los e seguem a vida normal de trabalho
Enviar as crianças para acampamentos pode ser uma boa solução, mas, em se tratando da segurança da meninada, todo cuidado é pouco! O Idec traz aqui algumas dicas para que seu filho divirta-se em segurança e você fique em paz.
Nem sempre acontece como nos filmes, onde a criança que detesta mato vai ao acampamento obrigada pelos pais e volta totalmente diferente. O primeiro passo é saber se seu filho tem perfil para esse tipo de passeio. Se houver resistência, claro que pode haver uma tentativa de apontar as vantagens do programa, mas sem forçar.
Fique atento, pois cada acampamento tem uma abordagem diferente: alguns parecem parque de diversões; outros têm atividades ecológicas (plantar/colher/regar); outros são voltados para funções solidárias (lavar pratos, cozinhar etc.); outros ligados à religiosidade (saudação ao sol, orações etc.) e, ainda, os culturais, dentre outros. Desta forma, o primeiro passo é analisar com cuidado qual seria a opção mais compatível ao "espírito" da criança ou adolescente que irá usufruir do local.
Se for possível, faça uma visita ao local. Certifique-se de que coordenadores e monitores tenham experiência e formação para trabalhar com seus filhos. Fique atento ao número de refeições oferecidas às crianças e a infraestrutura que o local oferece para a realização das atividades. A presença de médicos ou enfermeiros nos local é imprescindível.
Após escolher o local mais adequado, exija que seja firmado um contrato por escrito. Nele deve estar registrado tudo o que for combinado verbalmente: valor total, forma de pagamento, duração, transporte, passeios adicionais. Guarde todos os panfletos publicitários para comprovar e, se necessário, fazer cumprir a oferta. Não deixe de observar as condições e prazo para desistência e descontos para mais de uma criança da mesma família.
Vale lembrar que o consumidor deve ficar atento a algumas atividades específicas que exigem uma autorização prévia dos pais, como por exemplo, kart, teleférico etc.
Algumas vezes a própria escola onde as crianças e jovens estudam organiza estes acampamentos. Nestes casos, ela será responsável por quaisquer problemas que eventualmente ocorram.
Se a empresa não cumprir com a oferta ou publicidade, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o contratante tem direito ao cumprimento forçado da obrigação contratada; a outro serviço equivalente ou à restituição de quantia eventualmente antecipada, atualizada monetariamente.
http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=260eb4d00af4701000a83a133a32891e
Idec
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|