Quinta-Feira , 16 de Maio de 2024

Escola faz inclusão cultural de funcionários

Publicado pelo Aprendiz 06/07/2006

(Alan Meguerditchian)
Praça da Sé, São Paulo. Em um movimento intenso, folhas e mais folhas de sulfite são preenchidas sobre pranchetas de madeira. Os olhares atentos não perdem um detalhe. Os ouvidos esforçam-se para captar as explicações dos professores, que, em alguns momentos, lutam para vencer o barulho vindo das ruas movimentadas do centro da capital paulista.

São cerca de 8 horas da manhã e o frio do inverno incomoda um pouco. Vinte funcionários, bem agasalhados, do colégio paulistano Nossa Senhora das Graças estão com quatro professores e mais dois alunos no marco zero da maior cidade da América do Sul. A turma, composta por inspetores, auxiliares de serviços gerais, bibliotecárias, entre outros profissionais, faz parte do projeto Inclusão cultural, que nasceu do Grupo Inovação, um projeto da escola que busca pensar a instituição a longo prazo, verificando mudanças e propondo soluções.

Uma dessas soluções foi a de oferecer aos funcionários atividades culturais às quais eles têm pouco acesso. "Muitos saem de casa, vão para o trabalho e depois voltam para casa. Por que então não oferecer as mesmas atividades culturais que nossos alunos realizam?", perguntou-se a coordenadora do projeto, Analice Ignácio, secretária da escola. Desde então, já foram distribuídos pares de ingressos para sessões de cinema e peças de teatro, por exemplo.

O primeiro passeio promovido para os funcionários ao centro de São Paulo, atividade realizada com certa freqüência pelos alunos, nasceu da constatação de que poucos conhecem locais relevantes da história e da cultura da cidade. "É importante trazer as pessoas para conhecer, fazendo com que elas sintam que fazem parte de tudo isso", explica a professora de história, Denise Pereira.

Depois de uma olhada geral pela Praça da Sé, o grupo visitou a catedral. A professora Antonieta Villela, de Artes, explicou a arquitetura gótica presente no templo, e, com a colaboração do professor de história, Plínio Negreiros, contou um pouco da história da utilização das igrejas, que, na Idade Média, serviam como cemitério para eclesiásticos e nobres. A admiração e a curiosidade do grupo era clara. "Sempre passo na frente, mas dificilmente entro e aproveito dessa maneira", contou a bibliotecária Adriana Machado, que ainda salientou que poucas empresas promovem este tipo de atividade.

Após a saída da catedral, uma curta caminhada levou o grupo até a antiga residência de D. Maria Domitília de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos, suposta amante do imperador D. Pedro I. Lá, fotos preto e branco de São Paulo do início do século XX chamaram a atenção. "Naquela época já tinha enchente", comentavam todos que viam uma imagem de um alagamento de 1943.

Um quarteirão adiante era possível observar o colégio jesuíta, conhecido como Pátio do Colégio, local onde a cidade foi fundada em 1554 e no qual, atualmente, funciona um museu. Com o auxílio de monitoras, o grupo pôde aprender um pouco mais da história e entender o porque das enchentes que atingem a cidade. Visualizando, em uma maquete, a geografia da área central de São Paulo, foi possível perceber a área de brejo criado pelas cheias do rio Tamanduateí.

Com um clima um pouco mais agradável, que dispensava os casacos e moletons, um percurso um pouco mais longo levou o grupo até o edifício Altino Arantes, conhecido como prédio do Banespa. Nele, de 10 em 10 pessoas, todos subiram os 36 andares de elevador e mais três lances de escada, até a torre que possibilita uma vista de 360º da cidade. "Ali é a Radial Leste. Ali a avenida Paulista. Ali o Pico do Jaraguá", divertiram-se todos, localizando pontos de referência de São Paulo.
Leia mais em:

Aprendiz