Grupo avaliará creches de SP |
|
|
Publicado pelo O Estado de S.Paulo 26/07/2006 |
A Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com a Secretaria de Saúde, deverá assinar nos próximos dias uma portaria que cria um sistema de referência em saúde que englobará, além de medidas para o ensino fundamental e médio, o atendimento e o cuidado dentro das creches da cidade.
"Isso está sendo discutido entre os secretários e vamos criar esse sistema para definir quem será responsável, quais unidades de saúde, pelas crianças de cada região da cidade. Deverá ser assinado agora, nos próximos dias", afirma Domingos Palma, coordenador do programa Escola Promotora de Saúde e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Ele coordena um grupo de discussão que foi formado justamente para debater e elaborar propostas sobre o tema na Secretaria de Educação.
O problema do despreparo dos profissionais, o que leva à falta de cuidados básicos de saúde nos centros de educação infantil (nome atual das creches), foi mostrado no domingo pelo Estado. Pesquisa de um grupo multidisciplinar da Unifesp revelou que diariamente ocorrem casos de preparo incorreto de alimentos, falta de higiene, quantidades erradas de leite e dúvidas na hora de medicar e limpar as crianças.
Isso porque desde que migraram da Assistência Social para a Educação, as creches perderam a figura do profissional de saúde, geralmente um enfermeiro ou auxiliar de enfermagem que ficava nas unidades, embora tenha avançado a formação pedagógica dos professores e a consciência da importância da educação infantil para o desenvolvimento das crianças com até 3 anos de idade.
A falta do profissional de saúde é sentida pelos diretores e leva a questionamentos básicos sobre como proceder quando uma criança tem febre, vomita ou precisa de medicação.
Atualmente, apenas alguns centros de educação infantil conveniados, administrados por entidades e que recebem verbas públicas, conseguem manter um enfermeiro.
http://txt.estado.com.br/editorias/2006/07/26/ger-1.93.7.20060726.4.1.xml?
O Estado de S.Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|