> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Professores já podem escolher livro de biologia


Publicado pelo UOL 26/07/2006

Cerca de 7,5 milhões de alunos do ensino médio de 14.727 escolas públicas federais, estaduais e municipais vão receber livros de biologia no início do ano letivo de 2007. A escolha será feita pelos professores a partir da resenha de nove obras disponível no Guia do Livro Didático do Ensino Médio - Biologia, elaborado pela Secretaria de Educação Básica.

Os professores devem fazer a escolha e podem obter mais informações na página eletrônica do guia.

Para cada obra, o guia indica síntese avaliativa, sumário, resenha, análise e recomendações ao professor. Desta vez, a escolha será feita unicamente pela Internet. A diretoria das escolas que não têm acesso à rede deve procurar a Secretaria de Educação.

No período de setembro a dezembro próximo, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) enviará os livros às escolas pelos Correios. A versão impressa do guia chegará na próxima semana aos estabelecimentos de ensino, que terão prazo entre 1o e 18 de agosto para definir o título a ser adotado.

Pela primeira vez, estudantes de ensino médio da rede pública receberão livros de biologia gratuitamente.

A seleção e a distribuição de livros de biologia fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (Pnlem), que começou a ser executado em 2004 com distribuição de obras de português e matemática para estudantes das regiões Norte e Nordeste. Posteriormente, a ação foi estendida a todas as séries, em todo o Brasil. As escolas não precisam escolher as coleções de português e matemática porque a atual opção vale por três anos. Terão apenas de indicar o montante de reposição. A escolha só ocorrerá em caso de novas escolas.

Em Minas Gerais, a Secretaria estadual de Educação tem programa próprio de distribuição dos livros. Portanto, somente as escolas federais e municipais receberão as obras de biologia.

Para adquirir e distribuir os 8,2 milhões de exemplares, o investimento do FNDE é de R$ 94,9 milhões. Todas as escolas beneficiadas estão cadastradas no Censo Escolar de 2005, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u4651.jhtm

INEP/MEC

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader