Universidade russa abre vagas para brasileiros |
|
|
Publicado pelo UOL 01/08/2006 |
Até 10 de agosto, a Alar (Associação Latino-Americana Russa) abre 25 vagas preferenciais para brasileiros interessados em cursos de graduação e pós-graduação, na Universidade Estatal de Moscou Lomonosov, na Rússia.
Considerada pelo governo russo a melhor instituição de ensino superior do país, a universidade oferece diversos cursos de graduação e extensão, com destaque para as artes (cinema, teatro, belas artes) e ciências humanas (relações internacionais, direito e jornalismo).
Para participar da seleção, os interessados devem entrar em contato com a Alar, apresentando a seguinte documentação:
· fotocópia do documento de identidade
· fotocópia autenticada de histórico escolar (1º e 2º grau)
· fotocópia autenticada do certificado de conclusão do ensino médio
· fotocópia autenticada certificado de conclusão de graduação/pós-graduação
· currículo
· formulário de admissão preenchido e assinado, disponível na Internet.
A instituição é responsável pela seleção dos candidatos, pelo processo de orientação na escolha da faculdade, pela obtenção da documentação necessária, pela inscrição na universidade escolhida e assessoria durante a viagem.
O interessado em estudar na Rússia se submete a um processo seletivo. Depois do primeiro contato com a Alar, há uma reunião com os pais, apresentação e análise de histórico escolar, exames de saúde, exames toxicológicos e checagem de antecedentes criminais.
Pelo programa, os alunos iniciam o intercâmbio freqüentando a Faculdade Preparatória, para aprender o idioma local.
A partir de 2010, os diplomas das universidades russas passarão a ser reconhecidos em toda União Européia (o chamado Diploma Único de Estudos Superiores da Europa).
Ao voltar para o Brasil, o estudante precisa submeter o diploma adquirido a um processo de reconhecimento em uma universidade brasileira, procedimento padrão para qualquer brasileiro que faça graduação em algum centro de ensino estrangeiro.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (0/xx/11) 5505-5898.
http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u4675.jhtm
UOL
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|