> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Líder comunitário: formação em educação ambiental


Publicado pelo Aprendiz 01/08/2006

(Karina Costa)
Facilitar para que políticas públicas na área de educação ambiental sejam efetivadas em cada canto das comunidades do país. Essa é a proposta do ministério do Meio Ambiente com o projeto Coletivo Educador. Para isso, grupos de instituições que trabalham com educação ambiental devem formar lideranças comunitárias, para que estas possam desenvolver ações de proteção ao meio ambiente local.

A idéia é atingir áreas rurais, assentamentos, povos indígenas e comunidades até então excluídas de projetos de desenvolvimento ambiental. Os educandos devem ser agentes de saúde, professores, estudantes, sindicalistas, militantes, governo local ou qualquer instituição que tenha interesse na questão, segundo conta a técnica da diretoria de educação ambiental do ministério, Joana Amaral.

"É preciso que as ações governamentais fiquem menos centralizadas pois é difícil para nós do ministério e demais instituições da área darmos conta de todas as questões ambientais. Essas pessoas estão mais próximas e envolvidas no cotidiano das comunidades e podem resolver conflitos pontuais", explica.

Para participar do Coletivo Educador, um grupo de até três instituições locais deve se juntar e enviar um projeto de formação de educadores populares para o ministério do Meio Ambiente, com ações estratégicas para o desenvolvimento de práticas voltadas à constituição de um território educador e sustentável. A segunda parte - a da ação estratégica - deve atingir diretamente as lideranças comunitárias. O público alvo envolvido no processo educativo deve receber dos profissionais de meio ambiente formação por meio de cursos, palestras, debates, além de participar de ações educativas para proteção do meio ambiente.

As instituições recebem apoio de técnicos do ministério do Meio Ambiente, que respondem as dúvidas sobre os projetos, ajudam o grupo na articulação regional além de auxiliar financeiramente com os projetos de formação de educadores. O próximo passo é viabilizar financiamentos para as atividades de educação ambiental.

O projeto Coletivo Educador teve início em 2002 e tem 60 grupos atuantes. Até a metade de 2007, a meta é que o programa tenha atividades funcionando em todo o país. "Esperamos que as pessoas possam ter a oportunidade e disposição de mudar a realidade do meio ambiente ao seu redor. Se conseguirmos desenvolver ações em cada território o efeito final passa a ser um ganho coletivo," acredita.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=c63749ec0af4701000a83a1324d363ff

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader