> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Creche pública cria cantinho pedagógico


Publicado pelo Jornal da Tarde 02/08/2006

(MARIA REHDE)
As crianças matriculadas no Beija-flor, Núcleo Municipal de Educação Infantil (Nmei) de Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, nem imaginam que foi a teoria das múltiplas inteligências, defendida pelo psicólogo americano Howard Gardner, a grande responsável pela criação de suas miniestações de trabalho, espaços pedagógicos que possibilitam a vivência de atividades do dia-a-dia.

Nos "cantinhos" de trabalho - lavanderias, salão de beleza, escritório, sala de leitura, teatro e cozinha -, os alunos desenvolvem as mais diferentes habilidades. No miniescritório, por exemplo, os pequenos já lidam com o computador e aprendem a se relacionar brincando com atividades da vida prática.

Durante visita à creche na semana passada, o JT teve a oportunidade de testemunhar os resultados do desafio vivido por Ana Paula do Canto, diretora do Nmei Beija-flor, que, no início deste ano, resolveu aplicar os ideais de Gardner em uma instituição pública de ensino que conta, hoje, com 200 alunos de 6 meses a 5 anos. "Há 3 anos comecei a estudar a teoria das múltiplas inteligências, me encantei e decidi aplicá-la na educação infantil."

Segundo a educadora, o pensador Gardner mostra que a inteligência é composta de pelo menos 8 competências: lógico-matemática, lingüística, interpessoal, intrapessoal, corporal-cinestésica, musical, espacial e naturalista. "A criação de estações de trabalho possibilitam o desenvolvimento de cada uma das competências", explica Ana Paula.

Uma equipe disposta a aceitar novas propostas pedagógicas , criatividade para reciclar materiais e apoio do poder público possibilitaram toda a transformação ocorrida no Nmei Beija-flor. O esforço dos professores também contou pontos. "Quando a proposta de Gardner nos foi apresentada, a aceitação foi imediata. No entanto, precisávamos de reflexão teórica e não tínhamos acesso aos livros. Desde então, passei a pegar a bibliografia necessária na minha faculdade para usá-la nas reuniões", diz a professora da educação infantil, Tatiane D. Barreto.

Atualmente, todas as salas da creche contam com diferentes cantinhos pedagógicos criados pelos professores com material reciclado. "Os educadores desenvolvem suas atividades pensando no uso destas estações. É muito importante que os alunos, desde a educação infantil, possam desenvolver suas diferentes habilidades. Nos primeiros seis meses, já notamos que as crianças estão mais independentes", avalia Ana Paula.

http://txt.jt.com.br/editorias/2006/08/02/opi-1.94.8.20060802.2.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader