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Menor evasão explica reprovação maior


Publicado pelo Aprendiz 04/08/2006

O aumento da taxa de reprovação no ensino médio estadual de São Paulo, com 77,4% de aprovados em 2005, contra 78,3% em 2004 e 83,6% em 1997, ocorreu porque mais estudantes estão aparecendo para assistir aula. Essa, pelo menos, é a versão da Secretaria da Educação de São Paulo. Segundo o órgão, houve redução do índice de abandono escolar, e alguns dos alunos que são reprovados podem estar entre os que antes abandonavam a escola.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, o porcentual de estudantes freqüentando o ensino médio no Estado de São Paulo evoluiu de 49,9%, em 1999 para 67,4%, em 2004. O número de estudantes freqüentando o ensino superior também cresceu.
Dados da Secretaria mostraram que 2005 foi o ano em que houve a menor taxa de aprovação no ensino médio estadual, o antigo colegial, desde 1997.
As informações foram enviadas pela pasta ao TCE (Tribunal de Contas do Estado), que, além dos gastos do governo, avalia seus indicadores de gestão. O ano de 1997 foi o primeiro em que o órgão analisou a aprovação escolar. Desde então, a taxa só melhorou em 1998 e 2001.
Considerando que em 2005 a rede estadual possuía 1,6 milhão de alunos matriculados, a taxa de reprovação, da ordem de 23%, significa que quase 365 mil secundaristas não foram aprovados em 2005.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=d515d9a80af4701000a83a135b9187dc

Educacional

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