> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Hora da Leitura envolve pais, alunos e comunidade


Publicado pelo Governo do Estado de S.Paulo 07/08/2006

Mais de seiscentos habitantes já passaram pelo programa Hora da Leitura da Escola Estadual João Perez Santos, em Rancharia, na região de Tupã, no interior do Estado.

Com o objetivo de transformar os alunos e a comunidade em leitores e escritores e integrá-los com a escola e a comunidade, o projeto trabalha o aperfeiçoamento da leitura, da escrita e dos diversos aspectos da literatura.

Estudantes da segunda série do ensino fundamental, coordenados pelos professores, realizaram a Semana da Poesia na primeira semana de junho. A iniciativa contou com a participação de pais e avós. Os mais velhos se divertiram relembrando o tempo em que foram alunos.

A sala de leitura de portas abertas

Nos finais de semana, durante o Programa Escola da Família, a comunidade tem licença para pesquisar e explorar a sala de leitura da escola. Os pais podem chegar, escolher um livro, anotar a retirada e marcar um dia para a devolução. Por mês são retirados, em média, 200 exemplares.

O hábito da leitura acaba se espalhando por diversos espaços da escola: sala de aula, jardim, sala de leitura. “Ler é parte da vida”, diz a diretora da unidade, Zeila Maria Bertoletti Capelotti. A paixão pelos livros não toma conta do espaço apenas nos sábados e domingos. Durante a semana, no intervalo das aulas, um carrinho de supermercado lotado de livros fica à disposição dos alunos que apreciam uma boa história.

Dando exemplo

A assistente técnico-pedagógica de Língua Portuguesa, Márcia Cristina Gonçalves, não esconde o entusiasmo com tanto movimento. “O programa deve ser estimulado, divulgado e imitado e, se possível, ampliado, com a leitura de mundo.” E acrescentou. “Toda a escola é convidada a momentos de emoção, alegria, medo, angústia, enfim, todo tipo de envolvimento literário que a leitura proporciona”, afirmou Márcia Cristina.

http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=76433

SEE/SP

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader