Leia! Adquira o hábito que faz a diferença no Enem |
|
|
Publicado pelo Terra 11/08/2006 |
Para alcançar uma boa média no Enem é preciso considerar que uma das principais características da prova são as questões baseadas em temas do cotidiano. Portanto, a preparação exige mais que uma postura disciplinada como é necessária para qualquer prova ou concurso. É imprescindível ter conhecimentos gerais e, principalmente, um bom hábito de leitura.
Mas o que seria um bom hábito de leitura? O professor Venerando Santiago de Oliveira, um dos autores do material utilizado pelo Cursino da Poli para a última prova do Enem, explica: "Um bom leitor é aquele que, em primeiro lugar, tem tranqüilidade para ler um texto e a capacidade de reconhecer as informações mais relevantes, ou seja, aquelas que permitem estabelecer relações com todo o seu repertório de conhecimentos, resultando em novas conclusões a respeito de um tema. Quando o estudante consegue desenvolver essa leitura conectada com o mundo que o cerca ele estará mais preparado para resolver as situações-problema, muito utilizadas nas provas do Enem", explica o professor.
"Portanto ler jornais, revistas, assistir noticiário, bons filmes, seja de entretenimento ou não e até mesmo fazer leituras recreativas, como o livro O Código da Vinci, best-seler do momento, ajudam", acrescenta Oliveira.
"Habituar-se a ler, ao contrário do que muitos imaginam, não estimula somente as competências da área de humanas, pode também desenvolver o raciocínio lógico, além da capacidade abstrativa e a associação de idéias. Os temas abordados nas provas do ENEM geralmente foram amplamente divulgados nos meios de comunicação, facilitando o acesso e o reconhecimento pelos estudantes".
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1093238-EI994,00.html
Cursinho da Poli
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|