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Atividade comunitária melhora desempenho escolar


Publicado pelo Aprendiz 16/08/2006

(Mariana Gallo )
Unir a comunidade em torno da escola e ajudar crianças e adolescentes a se reconhecerem no mundo que os cercam foram os principais resultados obtidos pela parceria entre a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Olavo Pezzotti e a organização não-governamental Cidade Escola Aprendiz. Esta parceria fez com que os estudantes e seus pais compreendessem o processo do aprender\", conta a diretora da escola, Maria de Fátima Borges de Oliveira. Segundo ela, a abertura dos portões da escola para o pessoal do Aprendiz fez a comunidade também se interessar pela escola e a participar de suas atividades de ensino, cultura e melhoria do local.
Essa parceria foi fundamental para melhoria tanto do desenvolvimento escolar das crianças e jovens quanto do seu comportamento perante a comunidade. De acordo com o relatório Contribuição do Projeto Aprendiz na Educação de Crianças e Jovens, divulgado pela escola, depois de um ano participando dos projetos desenvolvidos pela ong os alunos têm uma melhora de 50% nas atividades de arte, educação física, português e história. Quando esse tempo ultrapassa os quatro anos, as crianças apresentam 90% de melhora em todas as competências escolares, capacidade de fazer pesquisa, interesse por cultura, arte, história e esporte. \"Depois de um determinado tempo, as crianças que eram tímidas tornam-se participativas, responsáveis e se envolvem com as aulas\", ressalta a diretora.
O Aprendiz influencia também no comportamento dos jovens. Com um ano de atividades dentro da ong, cai em 50% os atos infracionais como brigas entre colegas, estados depressivos e falta escolares. Esse percentual sobe para 70% quando o jovem freqüenta de dois a três anos os projetos do Aprendiz. O resultado é que aumenta a responsabilidade, reduz os conflitos com professores e funcionários, além de aumentar o interesse pela leitura. Depois de quatro anos de Aprendiz, as crianças e jovens apresentam um quadro comportamental 100% satisfatório, ou seja, ficam mais serenas, participativas, superando assim as expectativas da escola.


Derrubar os muros da escola para participação da comunidade foi fundamental para conquista desses benefícios. Após a ida das crianças para o projeto, os pais começaram a se interessar pela escola e as atividades desenvolvidas pelo Aprendiz. Segundo a diretora, muitos pais chegam a fazer oficinas de recreação e artesanato dentro da escola. \"O que percebi durante esses anos foi que os pais não querem doar dinheiro ou apenas participar do mutirão de limpeza, mas gostam de promover atividades\", conta.
A parceria começou há nove anos com o projeto 100 muros onde crianças e jovens faziam mosaicos em muros da comunidade. Hoje 65 crianças e adolescentes, na faixa dos sete aos 15 anos, freqüentam regularmente oficinas de skate, tênis, música, robótica, circo, rádio, basquete, comunicação, histórias e arte. \"Cada aula tem uma saber específico para a criança desenvolver, além de utilizar os espaços públicos para as aulas e o conhecimento\", ressalta a educadora do projeto aprendiz Escola na Praça, Andréa Bivar.
As oficinas têm o objetivo de desenvolver a criatividade, comunicação, organização e o respeito pelo próximo e pelo bem público. \"Muitas crianças chegam aqui tímidas ou elétricas demais e, ao longo das atividades, elas aprendem a se comunicar, expressar suas emoções e a sentir parte do bem publico\', conta a educadora. Negociar as atividades desejadas e aprender a experimentar fazem parte do desenvolvimento da criança durante o processo da escolinha. \"Muitas crianças chegam aqui dizendo que não querem ou não gostam disso ou daquilo, mas nós os estimulamos a experimentar a atividade\", conta a também educadora Alice Pecci .
Ela revela que os pais que possuem pequenas empresas geralmente oferecem serviços gratuitos para a escola, assim como os vizinhos da escola ou da comunidade. \"Muitos alunos não moram mais no bairro, mesmo assim há pais ativos na escola\", afirma. Bivar destaca que, mesmo mudando de bairro, a escola ganhou credibilidade por causa

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=13766b930af4701000a83a1347c9f75f

Aprendiz

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