Capes: bolsas de pós na Espanha para professores |
|
|
Publicado pelo UOL 18/08/2006 |
Com o objetivo de apoiar projetos de pesquisa entre Brasil e Espanha, a Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação) vai estimular o intercâmbio entre professores e pesquisadores em programas de pós-doutorado e de doutorado-sanduíche, aquele em que o curso começa no Brasil, tem uma segunda fase no exterior e termina no país de origem. As propostas deverão ser encaminhadas à coordenação até 15 de setembro próximo.
Entre os benefícios, os participantes receberão passagens áreas internacionais e diárias para a estadia na Espanha; bolsas de estudos e custeio de atividades no valor máximo de R$ 5.000. O projeto é desenvolvido em parceria com a DGU/MEC (Direção Geral de Universidades do Ministério da Educação e Ciências).
A prioridade será para as áreas de educação, matemática, meio ambiente, tecnologia, tecnologia de alimentos, ciências biológicas, ciências econômicas, ciências do mar, química, psicologia, agricultura e controle de pragas.
A cooperação científica desenvolvida em conjunto por universidades brasileiras e espanholas contará com pelo menos dois doutores de cada país, e o coordenador do projeto deverá ser docente com título de doutor há pelo menos quatro anos.
O projeto tem duração prevista de dois anos, podendo haver prorrogação por igual período, que ficará a critério das agências financiadoras.
Segundo a assessora da Coordenação Geral de Cooperação Internacional do Capes, Maria Luiza Pereira de Carvalho, as equipes que já participaram em outras edições devem respeitar as regras para apresentação de novos projetos. "É necessário observar o intervalo de dois anos para encaminhar novas propostas", diz. Os trabalhos devem ser vinculados a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, com conceitos 5, 6 ou 7, preferencialmente.
Em outubro deste ano, haverá uma reunião entre os representantes das universidades brasileiras e espanholas e a Capes. Em dezembro, os projetos binacionais serão analisados. No mesmo mês, a coordenação divulgará os resultados.
Desde a criação do programa, em 2001, já foram beneficiados 102 projetos. Atualmente, 75 trabalhos estão em andamento.
Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone: 0/XX/61 2104-8875.
http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u4705.jhtm
UOL
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|