> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Meio Ambiente: um assunto de destaque no Enem


Publicado pelo Terra 18/08/2006

Boa parte das questões presentes nas últimas provas do Enem abordou assuntos contemporâneos, atuais e de relevância para a humanidade. Assim, é imprescindível a quem fará o exame manter-se atualizado: ler muito, buscando informações sobre as mais diversas áreas.
O professor de Química, autor do material didático "Perspectivas Ambientais" e coordenador do Cursinho da Poli, Rubens Faria, ressalta que os alunos devem estar especialmente bem informados sobre os assuntos relacionados à temática ambiental, visto que estes vêm sendo muito explorados nos últimos anos.

"A problemática e a perspectiva ambiental permeiam grande parte das questões elaboradas pela banca do Enem - houve anos em que 63% das questões tratavam desse tema, abrangendo desde os exercícios de Química e Biologia até interpretação de textos e gráficos".

O professor Faria enfatiza: "Não dá para desconhecer a atual problemática do petróleo, com todos os aspectos sócio-econômicos envolvidos! Por isso, é fundamental a leitura de, no mínimo, jornais e revistas ¿ além de diversos sites na Internet que abordam esses temas".

O exemplo do petróleo é para ser levado ao pé da letra, sendo uma das prioridades na agenda de estudos dos alunos. "Deve-se conhecer desde o processo químico dessa fonte de energia não-renovável, passando pelas relações geológicas, culminando nos aspectos geopolíticos".

O tema energia está sempre presente nas provas do Enem, especialmente as diversas fontes de energia, renováveis e/ou não-renováveis, comparações, interpretação de esquemas operacionais dos modos de transformação e até de que maneira, ou quanto se paga pela energia consumida.

"É importante salientar que o Brasil possui uma enorme diversidade de fontes de energia, inclusive de fontes renováveis - comumente chamadas de "alternativas". E isso, no longo prazo, é um fator de extremamente relevante, já que as fontes não-renováveis utilizadas hoje - como o petróleo, carvão mineral, gás natural etc. - estão com os dias contados, são de origem fóssil, e levaram milhões de anos para se formarem", explica o docente.

"A problemática atmosférica também está bastante presente no Enem. São exemplos os exercícios que englobam discussões acerca do agravamento do efeito estufa, aquecimento global, emissão de poluentes e tratados como o Protocolo de Kyoto. Um outro exemplo é a discussão acerca da redução da camada de ozônio. Não é à toa que esses assuntos ocupam tanto espaço nos exames: as discussões e projeções sobre os impactos ambientais causados por esses fenômenos estão freqüentemente em pauta", salienta o professor.

A discussão sobre o recurso água também é freqüente no Exame, dado o seu caráter estratégico e fundamental para a humanidade, e o planeta. "Pensando em Brasil, não podemos desconhecer a relação entre esse tão precioso recurso e a questão energética: as hidroelétricas são largamente utilizadas em nosso país", ressalta o mestre.

Por fim, o professor de Química do Cursinho da Poli lembra que ao falar em ambiente, não se deve incorrer no erro de o analisarmos sem levar em conta o homem. "Somos, também, ambiente, fazemos parte, interagimos e intervimos, direta ou indiretamente, nas matrizes ambientais ¿ a atmosfera, a biosfera, a hidrosfera e a litosfera!"

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1099100-EI994,00.html

Cursinho da Poli

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader