> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Plutão perde categoria de planeta


Publicado pelo Folha Online 24/08/2006

A definição de planeta a ser adotada pela União Astronômica Internacional (IAU) reduzirá de nove para oito o número de planetas do Sistema Solar, ao trocar a categoria de Plutão para, provavelmente, "planeta anão".

Assim afirmou hoje Junachi Watanabe, porta-voz do Observatório Nacional de Astronomia japonês e membro do "Comitê da IAU para a Definição de um Planeta".

Plutão deixará de ser planeta do Sistema Solar
"O Sistema Solar terá oito planetas e pelo menos dois planetas anões", disse Watanabe, mas não adiantou qual será a definição do que é um planeta e que deverá ser votada na quinta-feira pela Assembléia Geral da IAU.

"Amanhã, será divulgada uma nova definição do que é um planeta", disse o especialista, após afirmar que "Plutão foi excluído".

O especialista disse que a IAU --árbitro da nomenclatura espacial desde sua fundação, em 1919-- rejeitou a proposta mais considerada até agora, a de adotar uma definição que mantivesse Plutão como planeta.

O projeto teria levado à ampliação do Sistema Solar para 12 planetas, porque, além de Plutão, seria acrescentado pelo menos três novos: Ceres, Caronte e o corpo UB313, ainda sem nome oficial, mas chamado Xena por seu descobridor, Mike Brown.

Agora Ceres continuaria sendo um asteróide, Caronte seguiria como satélite de Plutão, e Xena também seria um "planeta anão".

Os astrônomos do mundo estão há dois anos em meio a intensos debates para determinar uma definição, depois que Brown descobriu UBS313, em 2003, situado a 14,550 bilhões de quilômetros da Terra, que abriu o problema sobre se devia ser reconhecido como planeta, dado que é maior que Plutão.

Segundo Watanabe, o problema apareceu porque até agora não havia uma definição científica do que é um planeta.

Em todo caso, os astrônomos estariam admitindo agora que houve um erro quando se concedeu a Plutão a categoria de planeta em 1930, e no futuro poderiam incluir outros corpos semelhantes sob a denominação de "planeta plutônico" ou "plutoniano".

Seria adiada também a 27ª Assembléia Geral da IAU, convocada no Rio de Janeiro para 2009, a escolha de um nome oficial para o corpo UB313.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15068.shtml

EFE

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader