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Projeto educom.radio


Publicado pela Agência USP 24/08/2006

A educomunicação pelo rádio foi implantada na região Centro-Oeste do Brasil entre 2004 e 2005, por meio do Educom.radio. O projeto foi tão bem sucedido que vai tornar-se política pública no Mato Grosso. Com isso, o número de escolas participantes deve dobrar.
Além de São Paulo, o projeto Educom.radio, do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da USP, foi implantado na região Centro-Oeste do Brasil entre 2004 e 2005. "O resultado foi tão positivo que o estado do Mato Grosso vai dar continuidade, como parte de suas políticas públicas", conta o professor Ismar de Oliveira Soares, coordenador do NCE. Mais 20 escolas, de áreas urbanas, devem começar a produzir seus próprios programas de rádio. Além disso, um levantamento está sendo feito para analisar a situação das escolas em que o projeto já foi implantado: ver se há a necessidade de reforços ou de mais equipamentos.
O projeto consistiu numa capacitação de professores e alunos para operar equipamentos e desenvolver programas de rádio nas escolas públicas. A educomunicação pelo rádio já foi implantada em 80 escolas da região Centro-Oeste, das quais 20 eram do Mato Grosso. Elas foram distribuídas por todo o estado, em centros urbanos, escolas de assentamentos, de remanescentes quilombolas e indígenas. A Escola Estadual Indígena em São José do Logradouro, do povo Xavante, foi um dos lugares onde o projeto deu mais certo, conta Soares. "Eles assumiram de forma intensa o projeto, estão gravando uma história de seu povo e as meninas da tribo, por meio do rádio, estão falando publicamente, o que não é costume entre eles".
Com a transformação da iniciativa em uma política pública, o projeto ganha verbas específicas destinadas a ele, educadores e profissionais específicos, além de ser ampliado e do apoio às escolas onde já funciona, explica Soares. O professor conta que em São Paulo, por exemplo, o desenvolvimento da educomunicação pelo rádio já se tornou lei.
"É um reconhecimento do poder público para a existência desse novo campo de intervenção social feito pela interface da educação com a comunicação", acredita Soares. Segundo ele, trata-se também de uma contribuição da USP para a sociedade, pois apesar do conceito já existir há algum tempo, só agora está chegando às escolas.
Em 2006, o NCE completa 10 anos de atividades. Serão realizadas atividades comemorativas nos estados onde o Projeto educom.radio foi implantado. Atualmente ele vem sendo desenvolvido com jovens de baixa renda dos ensinos fundamental e médio de São José dos Campos (SP). Dez deficientes auditivos e visuais de escolas públicas participam do projeto no colégio São Luís, da rede particular de São Paulo, que recebe assessoria do NCE. Cerca de dois mil jovens de baixa renda do ensino médio de seis municípios da região de Embu das Artes também participaram da iniciativa este ano, aprendendo a desenvolver programas de rádios e blogs.

http://www.usp.br/agen/repgs/2006/pags/161.htm

Agência USP

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