> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Conferência Mundial de EAD


Publicado pelo Universia Brasil 05/09/2006

(Bárbara Semerene)
Além das grandes autoridades nacionais e internacionais na área de EAD - como o presidente da ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância), Frederic Litto e o presidente do ICDE, Helmut Hoyer -, a conferência de abertura do evento realizada neste domingo, 3 de setembro, às 18h no Hotel Sofitel, contou com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, do secretário executivo da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto, do diretor do Sebrae, Luiz Carlos Barboza, e representantes da prefeitura e do governo do Rio de Janeiro e da CNI (Confederação Nacional de Indústria). Todos fizeram apresentações para o público de 1200 pessoas, mas a palestra de destaque da noite foi a de Abdul Khan, secretário da UNESCO, e ex-reitor da Universidade Aberta de Indira Gandhi, na Índia, que conta com um milhão e meio de estudantes. Ele contextualizou a Educação a Distância na Sociedade do Conhecimento, pontuou reflexões fundamentais na área atualmente e apresentou soluções básicas.

Todos os conferecistas frisaram a mudança de patamar da Educação a Distância, antes vista com preconceito e como categoria " menor" dentro da Educação, agora altamente valorizada pois tida como meio de inclusão social, modernização e base para o desenvolvimento econômico, político e social na Sociedade do Conhecimento. A abertura funcionou como uma espécie de apresentação do que é feito no Brasil para os membros de 79 países presentes no evento e para apresentar aos brasileiros o trabalho do ICDE com mais profundidade.

O ICDE nasceu em 1938 e desde 1988 tem sede na Noruega. É uma associação membro da UNESCO e, segundo Hoyer, conseguiu este espaço pelo reconhecimento da comunidade internacional do ICDE como o guarda-chuva global de todas as instituições de EAD. Reider Holl, secretário-geral e CEO do ICDE anunciou, em sua conferência, o próximo país que sediária a Conferência, com data marcada para 7 a 10 de junho de 2009: a Holanda.

A Universidade Aberta do Brasil foi bastante mencionada como estratégia fundamental no processo de ampliação da difusão da Educação no País e capacitação de professores nesta área. Apesar disso, tanto Hugo Barreto, da Fundação Roberto Marinho, quanto o ministro Haddad, destacaram as iniciativas do país na Educação Básica. " Diferentemente dos outros países - cujo foco da EAD é no ensino superior - no Brasil o foco sempre foi na Educação Básica" , afirmou Barreto, que divulgou os dois projetos mais recentes da Fundação: o Tecendo Saber (parceria entre o MEC e a Fundação Vale do Rio Doce, que já atinge 20 mil juovens de primeira à quarta séries) e o Multicurso, metodologia de capacitação de professores para o ambiente virtual que já capacitou 3 mil educadores. Haddad destacou que o foco do ministério da Educação está baseado no tripé: financiamento adequado para a educação básica, avaliação e formação de professores. Neste contexto, mencionou o Prova Brasil, avaliação de quarta a oitava séries das escolas públicas, que recebem um boletim que apresenta a situação delas comparativamente ao contexto nacional, estadual e municipal.

Khan, da Unesco, deu o panorama geral da importância da educação a distância no contexto da Sociedade da Educação. " Na Índia, temos vários deuses. O mais idolatrado sempre foi o da Riqueza. O do Conhecimento era pouco. Mas neste século, ele começou a ser mais adorado porque agora conhecimento é riqueza, é a força central de crescimento econômico e social" , afirmou. " Neste contexto, a difusão da Educação para todos é fundamental. E sem tecnologia, não há como o mundo ter acesso à Educação" , completou. Ele enumerou os princiais fundamentos para que sociedade do conhecimento funcione: liberdade, inclusão, dicersidade e enriquecimento. E questionou: " será que estamos conseguindo promover ead para pobres, gente do meio rural, portadores de necessidades especiais, crianças e mulheres? O design é apropriado? A qualidade? Os mecanismos de acesso? A abordagem?" .
Leia mais em:

http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=12151

Universia Brasil

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader