Beber água demais poderia fazer mal |
|
|
Publicado pelo Aprendiz 12/09/2006 |
Diferentemente do que vem sendo apregoado nos últimos anos, beber água demais pode não ser tão bom quanto se imaginava. Estudo recém-concluído por especialistas americanos e espanhóis indica que o consumo excessivo de água pode até ser prejudicial à saúde.
\"Há recomendações sobre a quantidade diária que o corpo necessita, mas afirmar que um ser humano precisa de oito copos de água por dia como regra geral não tem nenhuma base científica,\" sustentou o diretor do Centro Superior de Investigações Científicas da Espanha, Alberto Casteller.
O estudo, feito em conjunto com o Instituto de Medicina dos Estados Unidos, destaca os riscos do consumo excessivo de água por pacientes cardíacos e para o aumento de casos de anorexia em razão do fato de muitas pessoas estarem substituindo alimentos por água.
\"Essa moda está se transformando em um problema grave. Para uma pessoa normal, beber água constantemente não tem muito problema, mas, em certos casos, pode ser um risco mortal. Para quem tem pouco peso, há uma tendência à intoxicação por água. A redução de sódio abaixo do limite provoca tremores, confusão, perda de memória e pode haver colapso e morte,\" explicou o cardiologista Juan José Rufilanchas.
Os cientistas usaram como exemplo a maratona de Boston de 2002 para confirmar o perigo do excesso de ingestão de água. Segundo o estudo, 488 atletas foram submetidos a um exame de sangue antes e depois da corrida. Dos que fizeram o teste e chegaram ao fim da prova à beira de um desmaio, cerca de 65% tinha baixo nível de sódio por ter bebido água demais.
Quem tem problemas cardíacos corre o risco de edemas, aponta Rufilanchas: \"Os doentes cardiovasculares precisam de diuréticos para evitar água e sal.\"
http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=9d1fe2d20af4701001ce669e7ac
O Globo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|