> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
IBM: supercomputador mais rápido do mundo


Publicado pela BBC Brasil 14/09/2006

A gigante dos computadores IBM vai construir o mais rápido supercomputador do mundo em um laboratório do governo dos Estados Unidos.
A máquina, chamada Roadrunner, poderá ser quatro vezes mais potente que o atual computador mais rápido do mundo, o BlueGene/L, também da IBM.

O Roadrunner será capaz de atingir velocidades "petaflop" (unidade equivalente a mil trilhões de cálculos por segundo), afirmou a a empresa. Se o computador operar com a velocidade máxima, será capaz de realizar 1,6 quatrilhões de cálculos por segundo.

O BlueGene/G é capaz apenas de alcançar velocidades "teraflop" (um trilhão de cálculos por segundo).

Velocidade

O novo computador é um projeto "híbrido", que usa os processadores convencionais de supercomputadores e o novo chip "Cell", que foi projetado para PlayStation 3 da Sony.

O Roadrunner será instalado no Laboratório Nacional de Los Alamos, no Estado do Novo México.

O laboratório é propriedade do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE, na sigla em inglês). A máquina poderá ser usada para um programa que garante que os estoques de armas nucleares do país permaneçam a salvo, afirmou o departamento em uma declaração.

Instalado no Laboratório Nacional Lawrence Livermore na Califórnia e também usado para o Programa de Administração de Estoques Nucleares, o BlueGene/L alcançou a velocidade de 280,6 teraflops e, teoricamente, é capaz de alcançar 367 teraflops.

O Roadrunner é capaz de muito mais. O computador terá 16 mil processadores padrão trabalhando junto com outros 16 mil processadores do tipo "Cell".

Cada processador "Cell" é feito de oito processadores controlados por uma unidade principal que pode designar tarefas para cada integrante do grupo de processadores. Cada "Cell" é capaz de fazer 256 bilhões de calculos por segundo.

O poder do chip "Cell" significa que o Roadrunner vai precisar de um número de processadores bem menor que seus predecessores.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2006/09/060907_supercomputadorrapidofn.shtml

BBC Brasil

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader