É preciso criar uma cultura contra o bullying |
|
|
Publicado pelo Aprendiz 14/09/2006 |
(Alan Meguerditchian)
"Os jovens de hoje são mais agressivos do que os das gerações anteriores". A constatação do psicólogo e pedagogo italiano, Alessandro Costantini, ajuda a entender as motivações do surgimento e crescimento do bullying, assunto de seu livro "Bullying: como combatê-lo?". Diante disso, é necessário construir uma cultura em torno do tema, para tentar solucioná-lo.
Segundo o estudioso, o conceito de bullying deve ser compreendido como um comportamento ligado à agressividade física, verbal ou psicológica, exercida de maneira contínua dentro da escola. O fato envolve intimidadores, que produzem a violência, agredidos, que recebem a agressão e expectadores, que assistem. "Não são simples brigas que ocorrem entre os jovens, mas atos de intimidação sistemáticos impostos a estudantes vulneráveis e que levam a uma condição de isolamento e marginalização", explica.
Durante visita ao Brasil, Costantini concedeu entrevista exclusiva para o site Aprendiz na qual debateu a distância que ainda existe da discussão do conceito e sua aplicação na prática escolar, a dificuldade de identificar atos de bullying e como conseguir solucionar o problema.
Aprendiz - O conhecimento em torno do bullying saiu da academia e foi para a prática escolar?
Alessandro Costantini - O bullying é um fenômeno social que está surgindo agora. Nessa fase inicial é necessário conhecê-lo melhor, porque as pessoas percebem que não é uma coisa boa, mas não conseguem entendê-lo completamente. É preciso estudar para depois interferir. A situação é mais complexa hoje porque está mundialmente comprovado, por diversas pesquisas, que os jovens são mais agressivos. Esta agressividade começa desde os dois, três anos de idade.
A primeira coisa operacional a ser feita para levar o combate ao bullying até a prática escolar é uma pesquisa por meio de questionários anônimos para os estudantes responderem. Assim, é possível medir se naquela escola o fenômeno de bullying acontece, para depois intervir.
Na Itália, os estudos também chegaram atrasados em relação aos outros países europeus. Quando os nossos professores, dos vários níveis, e os pais começaram a descobrir uma agressividade nos filhos o processo já estava presente nas escolas.
Aprendiz - Por isso ainda é tão difícil para o professor identificar quando o bullying acontece na sua turma?
Costantini - O bullying nas escolas caracteriza-se por ações de prepotência, abuso, intimidação psicológica e física de maneira sistemática do intimidador contra a vítima em momentos em que o professor não está presente. Quando o ele descobre, as agressões acontecem há tempos. Assim, é necessário informar os professores para que eles atuem com um olhar de reconhecimento.
Aprendiz - Por que a geração atual é mais agressiva do que a anterior?
Costantini - Ainda estamos estudando o assunto, mas existem causas macro-estruturais que ajudam a entender. A sociedade de hoje é muito mais complexa. Existem fenômenos como a globalização, consumismo e o aumento da desigualdade econômica. Todos esses aspectos produzem o aumento da agressividade, assim como a pressão da mídia sobre os jovens, que oferece exemplos de vida restritos à aparência. Por isso, os jovens perdem muitos dos valores humanos e morais. No passado estes valores serviam de agregadores da sociedade e que agora estão perdendo seu valor.
Outros fatores são as mudanças que acontecem com a família. As famílias de hoje são muito diferentes das anteriores. Os pais trabalham e a criança fica sozinha. A família é mais complexa, o pai casou com outra mulher que traz a mãe, que não é avó do menino, mas é chamada como tal. Assim, muitas vezes, os filhos ficam sem um guia, um ponto de referência para o seu crescimento moral.
Por fim, outra causa é que a criança tem pais violentos. Isso faz com que a criança repita esta agressividade. Não havendo um adulto do seu lado que interaja, entenda ou interprete, o menino recebe as informações da televisão.
Aprendiz - A escola pode ajudar nesse processo?
Leia mais em:
http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=a372d9b70af4701001ce669e14a930e2
Aprendiz
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|