Mais 113 escolas abrem nos finais de semana |
|
|
Publicado pelo UOL 15/09/2006 |
A partir de outubro, mais 113 escolas das regiões metropolitanas de Natal, Goiânia, Fortaleza, Manaus, Belém, Palmas, Aracajú e Teresina vão participar do programa Escola Aberta.
Ao todo, serão mais de 1.400 unidades de ensino que abrirão as portas nos fins de semana para oferecer à comunidade cursos profissionalizantes e de informática, além de atividades esportivas e culturais.
Iniciativa dos ministérios da Educação, do Trabalho e Emprego, do Esporte, da Cultura e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Escola Aberta já ofereceu, desde sua implantação em 2004, cerca de 3.200 oficinas, beneficiando quase 200 mil pessoas. Este número deve ser superado com a nova expansão.
Segundo o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Daniel Balaban, as novas regiões foram escolhidas porque apresentavam elevado índice de violência.
"Já existem pesquisas que indicam que onde tem o Escola Aberta funcionando, o índice de violência tem caído. Enquanto os jovens estão na escola participando de competições e de oficinas, deixam de pensar em coisa errada", afirmou Balaban.
As pessoas interessadas em trabalhar como voluntárias no programa devem procurar a direção das escolas participantes e informar como gostariam de ajudar.
O programa Escola Aberta funciona em escolas públicas de ensino fundamental e médio aos sábados e domingos. Para saber se o programa já chegou à sua comunidade, basta procurar a direção da unidade de ensino mais próxima de sua residência ou acessar a página do FNDE na Internet.
http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u4754.jhtm
Agência Brasil
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|