> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 16 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Lançado novo serviço de busca


Publicado pelo IG 19/09/2006

A Microsoft anunciou o lançamento do Live Search e do Live.com em 47 mercados, incluindo o território brasileiro.

O Live.com é a página que atua como portal de entrada para o ambiente virtual do Live Search. Além do mecanismo de busca, a página agrega uma série de serviços gratuitos para o usuário.

A interface da página é totalmente personalizável, ou seja, pode ser modificada à vontade pelo usuário.E o sistema de busca também pode ser personalizado.
Por exemplo, pode-se procurar a palavra "cachorro" apenas em sites que têm a ver com animais, ou em uma lista de sites recomendados definidos pelo próprio usuário.

Esses tipo de busca, também chamada de macros, ficam guardados dentro do ambiente do Live Search, e podem ser usados a qualquer momento.

O sistema de localização de imagens impressiona. Ele funciona do mesmo modo que o Google Imagens, mas a forma como as fotos é apresentada é muito mais funcional. Além de exibir as imagens em uma única página, o Live Search permite que as miniaturas que aparecem sejam reduzidas ou ampliadas com um clique do mouse, e ao deixar o cursor sobre a imagem, todas as informações dela, como descrição e tamanho, aparecem num box flutuante, sem que seja preciso clicar ou acessar a imagem.

Por se tratar de um serviço gratuito, o Windows Live Search tem seus méritos. Porém, mesmo com todas as opções de personalização, ainda precisa melhorar bastante.

Apesar de recheado de recursos interessantes, o serviço ainda fica devendo justamente na busca de dados.

Em testes, o Link apurou que, mesmo em buscas simples, o sistema da Microsoft derrapa, deixando de fora inúmeros resultados relevantes que foram encontrados na primeira tentativa usando-se o Google.

Segundo a empresa, esse problema tende a ficar cada vez menor, pois o algoritmo de procura, a alma de um mecanismo de busca, está em constante aprimoramento.

Apesar da falha, o Live Search compensa com suas outras opções de busca. Além de procurar e organizar em uma página web vários feeds de RSS (um sistema que distribui informações da web automaticamente), o Live Search permite que se adicione pequenos programas, chamados "gadgets", que fornecem informações variadas, como previsão do tempo, relógio mundial em tempo real e até cálculo de calorias ingeridas.

O beta do serviço está disponível no site www.live.com. As informações estão na edição de hoje de O Estado de S. Paulo/Informática.

http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundovirtual/2525501-2526000/2525518/2525518_1.xml

Agência Estado

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader