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Iniciativa quer disseminar direitos da infância


Publicado pelo Aprendiz 20/09/2006

(Cássia Gisele Ribeiro)
Mobilizar pais, educadores, crianças, poder público e outros membros da sociedade acerca dos direitos da criança, por meio de campanhas publicitárias, doações, voluntariado e programas pontuais. Esse é retrato do programa Itaú Criança em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Itaú Social e Pastoral da Criança.

Duas ações marcarão o início da campanha. A primeira delas será uma campanha publicitária que divulgará cláusulas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os comerciais, que serão veiculados nas principais emissoras de televisão, foram produzidos pela agência África e contam com a participação de um coral formado por filhos de funcionários do Itaú de todo o Brasil.

"Com essa ação, reforçamos a importância dos direitos da criança e do adolescente, convidando todos a se engajarem nessa importante causa", afirma Antonio Matias, vice-presidente do Banco Itaú e da Fundação Itaú Social. Além disso, campanhas serão feitas dentro das agências, para que clientes e funcionários sejam atingidos e também no site do banco.

"Devemos levar em conta que o banco possui 17 milhões de clientes e 53 mil funcionários. Venderemos o ECA para essa população, isso indica que teremos um significativo número de pessoas atingidas", acredita Matias. O banco realizará um grande evento de divulgação no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, no dia 12 de outubro em que se comemora o Dia as Crianças.

Para a representante da Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier, é mais do que necessário que os pais sejam informados sobre os direitos que seus filhos possuem. "Atualmente, temos 45% das crianças com menos de seis anos fora das escolas de educação infantil. Elas têm o direito de ir à escola", afirma. "Já as crianças maiores vão à escola, mas não recebem educação de qualidade. E os pais se sentem satisfeitos, porque não sabem que educação de qualidade é direito daquela criança".

Outra ação que marcará o início do programa é uma campanha de doação de livros, que tem como objetivo mobilizar funcionários e clientes para a questão da infância. "O importante dessa ação não é só a distribuição de livros e sim fazer com que os clientes do banco transformem sua visão acerca das questões sociais", afirma a coordenadora da Arquidiocese de São Paulo da Pastoral da Criança, Maria do Rosário Gazzola de Souza.

Os livros serão distribuídos para crianças de baixa renda das comunidades do entorno das pastorais. "Ler histórias é fundamental para que crianças possam aprimorar a comunicação, formar sinapse, desenvolver a criatividade. Mas muitas crianças ainda são privadas desse direito", diz Matias.

Para Poirier, a participação da Pastoral da Criança é fundamental porque a instituição atende em suas atividades 18 milhões de pequenos na primeira infância. "É justamente com essas crianças que precisamos trabalhar para combater esse ciclo de pobreza", diz ela.

A campanha de arrecadação de livros estará nas agências até o dia 15 de novembro. A partir daí, outras ações serão realizadas dentro do Itaú Criança. "É possível que a próxima ação tenha como foco mobilizar a sociedade para a possibilidade de direcionar parte dos impostos que pagam para os conselhos municipais da infância", conta o vice-presidente.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=c7d43a440af4701001ce669ebb5b60c8

Aprendiz

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