> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Dispositivo para sites de busca


Publicado pelo IG 25/09/2006

Várias associações internacionais de editores de jornais anunciaram hoje que estão preparando o lançamento de um projeto piloto, pelo qual um dispositivo técnico permitirá que os sites de busca identifiquem as condições de uso de conteúdos sujeitos a direitos autorais.

Trata-se de evitar conflitos futuros entre os sites de busca e editores de jornais, revistas e livros, afirmaram em comunicado a Associação Mundial de Jornais, o Conselho Europeu de Editores, a Associação Internacional de Editores e a Associação Européia de Jornais.

O novo dispositivo, chamado Protocolo Automatizado de Acesso a Conteúdos (ACAP), funcionará como um marco para que os editores expressem suas políticas de direitos autorais em uma linguagem que possa ser interpretada pelos sites de busca.

A apresentação será em 6 de outubro na Feira do Livro de Frankfurt e será lançada oficialmente no final do ano, com um período de testes previsto de até 12 meses.

A proposta chega depois que o site de buscas Google tenha sido condenado pela Justiça belga, após a denúncia dos dois principais jornais de língua francesa do país, "Le Soir" e "La Libre Belgique", por reproduzir conteúdos dos dois jornais sem permissão explícita das companhias editoras.

O presidente da Associação Mundial de Jornais, Gavin O'Reilly, disse que "este sistema pretende evitar completamente qualquer conflito por direitos entre os editores e os sites de busca", e disse que o ACAP pretende melhorar as relações entre os dois de uma forma "equilibrada".

http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundovirtual/2531001-2531500/2531261/2531261_1.xml

Agência EFE

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader