Intel doa 9 mil computadores a programa do MEC |
|
|
Publicado pelo IG 25/09/2006 |
A fabricante de chips americana Intel assinou ontem um convênio com o Ministério da Educação (MEC) para doação de 9 mil computadores para escolas públicas de todo o País. O compromisso envolveu o presidente do conselho da Intel, Craig Barrett, em visita ao Brasil, e o ministro Fernando Haddad.
Na prática, 1,5 mil computadores serão distribuídos para escolas públicas e os 7,5 mil restantes serão doados ao programa Universidade Aberta do Brasil, criado pelo MEC em 2005 para capacitar professores em pólos regionais, coordenados por grandes universidades. "Cento e cinqüenta pólos escolhidos receberão os computadores, que ajudarão no treinamento de 4,8 mil professores", disse Haddad.
Segundo o ministro, não haverá contrapartida do governo para a doação da Intel. "A parceria vai possibilitar melhorias no ensino de ciências e matemática e vai ampliar o acesso dos estudantes à tecnologia."
Barrett, da Intel, inaugurou anteontem um sistema de banda larga sem fio via satélite em Parintins, no Amazonas. Barret vê o País como um mercado fértil para novas tecnologias. "Temos de preparar as próximas gerações de brasileiros, para que eles tenham condições de competir com jovens de todo o mundo", ressaltou.
Barrett anunciou que o computador de baixo custo que está sendo desenvolvido pela empresa - o Classmate, para uso em escolas - deverá ser lançado já no início de 2007 e custará a partir de US$ 250. Segundo Haddad, não há nenhum contrato previamente firmado entre o governo e a Intel para aquisição dos computadores. As informações estão na edição de hoje de O Estado de S. Paulo.
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundovirtual/2530501-2531000/2530876/2530876_1.xml
Agência Estado
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|