História em quadrinhos ganha curso superior |
|
|
Publicado pelo Aprendiz 28/09/2006 |
A grande novidade no mercado em termos de graduação é o curso de produção de cartoon, charge e história em quadrinhos oferecido pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro (RJ).
O curso surgiu com o objetivo de formar produtores, editores, assistentes editoriais, roteiristas, ilustradores e arte finalistas na área de histórias em quadrinhos. Com a graduação, o profissional pode atuar em editoras, revistas, jornais, produtoras de vídeo e veículos de comunicação em geral.
São oferecidas disciplinas como: cartunismo, psicologia nas histórias em quadrinhos, estilos de HQ, evolução e aspectos antropológicos das HQs, desenho aplicado às HQ, marketing em quadrinhos, narrativa, roteiro de HQs adultas e infantis, arte-finalização, matérias primas para a indústria gráfica, leitura aplicada, produção textual, plano de negócios.
Ao concluir o curso, o aluno recebe diploma de produtor artístico de história em quadrinhos, charge e story boards.
Já há universidades com curso de extensão na área. É o caso da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), que tem o curso história em quadrinhos - história, análise e crítica. O objetivo é refletir sobre as histórias em quadrinhos com ênfase nos "comics" americanos de super-heróis, analisar criticamente os personagens e traçar um panorama das principais publicações da atualidade.
http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=f05bdd5a0af4701001ce669ebe34c99c
Comentário CBN
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|