Cem mil vagas no Fies

Publicado pelo Universia Brasil 03/10/2006

As inscrições começam em novembro, inclusive para quem tem bolsa parcial no ProUni

O Ministério da Educação anunciou a oferta de 100 mil novos financiamentos para a próxima edição do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), garantindo o auxílio para quase todos os inscritos que estiverem dentro dos padrões exigidos. Os estudantes beneficiados terão direito ao financiamento de 50% do valor da mensalidade da faculdade onde estudam. O universitário paga metade dos custos normalmente, e adia o acerto do restante para depois da formatura. Como em outros financiamentos, os valores sofrem o efeito dos juros bancários, e devem ser pagos com os devidos reajustes.

De acordo com o ministério, as 100 mil vagas serão compatíveis com a demanda de pedidos, pois estes vêm caindo a cada ano. Em 2004, eram 200 mil candidatos para o Fies, já em 2005, esse número caiu para 130 mil. Um dos motivos para essa queda é a forte procura pelo Programa Universidade para Todos, o ProUni, que distribui bolsas integrais e parciais para alunos de faculdades particulares. Desde o ano passado, os bolsistas do ProUni que conseguiram o benefício parcial do projeto têm direito de pedir o financiamento do restante da mensalidade como Fies. Um aluno que tenha ganho abatimento de 50% com o Prouni, por exemplo, pode tentar financiar 25% do valor e pagar apenas os 25% restantes. Além disso, ele deve se comprometer a pagar R$ 50 a cada trimestre durante o curso, para começar a quitar a dívida.

Como nos anos anteriores, a escolha dos candidatos é baseada em critérios socioeconômicos, com prioridade para alunos de famílias de baixa renda que fizeram o ensino médio em escolas públicas. O estudante também precisa estar matriculado em uma instituição de ensino superior cadastrada no programa. Outra exigência é a de um fiador, que fica responsável pelo pagamento do financiamento caso o estudante tenha dificuldades. A renda mensal mínima do fiador deve ser igual ou maior ao dobro do valor da mensalidade. Conseguir alguém para assumir essa responsabilidade é tarefa árdua para os alunos, que muitas vezes desistem de pedir o benefício.

Geiziane Gomes de Araújo, 18 anos, ainda não sabe quem poderá incluir como fiador quando fizer a inscrição para o Fies, em novembro. Ela está no 1º semestre de direito na faculdade Projeção e sabe que não será fácil bancar os oito semestres do curso. "Além da mensalidade, tenho despesas com alimentação, transporte, livros e material. Já pensei em tentar algum desconto na faculdade ou parcelar os valores. O financiamento me ajudará muito", revela Geiziane.

Para a estudante de direito Andréia Siqueira, 19 anos, vários alunos acabam desistindo da graduação ou trancando o curso porque não conseguem ficar em dia com o pagamento. "Acho que seria difícil concluir o curso sem pedir o Fies. É melhor deixar para pagar pela faculdade depois da formatura, quando teremos um emprego melhor", conclui Andréia.

As inscrições para o Fies vão do dia 6 a 19 de novembro para quem ganhou bolsa do ProUni, e dos dias 6 a 26 de novembro para os demais candidatos. Informações: www3.caixa.gov.br/fies.

Correio Brasiliense