> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
EUA dão boas vindas a estudantes brasileiros


Publicado pelo Universia Brasil 03/10/2006

Seguindo uma determinação do governo norte-americano, o consulado daquele país, em São Paulo, vem trabalhando, intensivamente, para atrair um maior número de estudantes brasileiros para intercâmbios nos Estados Unidos.

Com a ampliação do número de centros acadêmicos em todo o mundo, conforme observou a subsecretária para Diplomacia Pública, Karen Hughes, no início deste ano, os Estados Unidos deixaram de ser a única opção de ensino superior de excelência, entrando na disputa para atrair os melhores estudantes estrangeiros.

Assim, para facilitar o intercâmbio e a admissão de alunos brasileiros em Harvard, a universidade abriu um escritório na capital paulista.

Recentemente, um representante da Universidade de Yale também visitou a maior cidade brasileira para promover as mesmas metas.

Levantamentos recentes apontam que jamais houve tantos brasileiros estudando no exterior quanto agora, que estamos vivendo o auge dos intercâmbios.

Apenas nos Estados Unidos, de acordo com a organização Open Doors do Instituto de Educação Internacional (IIE), este número chega a 7.244 estudantes.

Os dados mostram que o Brasil, na América Latina, fica atrás apenas do México e da Colômbia em número de estudantes que fazem intercâmbio naquele país.

Consulado cria facilidades para estudantes brasileiros

Mesmo com tal representatividade, o objetivo do consulado norte-americano em São Paulo é incentivar mais alunos a estudarem nos Estados Unidos.

Além de apoiar dois programas de intercâmbio, a entidade mantém assessores educacionais na cidade e em Campinas, no interior do Estado, que ajudam estudantes a identificar as universidades e a se candidatar ao ingresso nas instituições de ensino.

Além disso, o consulado também oferece diversos programas de viagem e, no processo de solicitação de visto, é dada prioridade aos estudantes para garantir que possam viajar a tempo do início das aulas. E, através do programa de renovação, os que necessitarem de novo visto não precisam agendar entrevista, podendo solicitá-la diretamente.

http://www.universia.com.br/noticia/materia_clipping.jsp?not=33617

Diário Catarinense

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader