> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Unicamp: referência na preservação histórica


Publicado pelo Universia Brasil 05/10/2006

Unicamp é hoje um centro de preservação da história científica, política e intelectual do País. Tesouros mantidos em bibliotecas, acervos, coleções e fundos estão ao alcance de qualquer interessado

(Renata Freitas)
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) completa 40 anos na próxima quinta-feira e mostra que está mais em forma do que nunca, especialmente no que diz respeito à preservação e à disseminação de seu patrimônio científico e cultural. A instituição possui um acervo com 700 mil livros em suas 24 bibliotecas, além de fundos e coleções raras de personalidades das mais variadas áreas do conhecimento.

Nas prateleiras de bibliotecas e arquivos da universidade, há obras de enorme relevância histórica que retratam o desenvolvimento do País. Fundos e coleções pertencentes a grandes nomes como o historiador Sérgio Buarque de Holanda, o físico César Lattes, o pensador anarquista Edgard Leuenroth, os escritores Oswald de Andrade, Monteiro Lobato, Hilda Hilst e a personalidades de vulto na história regional, a exemplo de Francisco Glicério, Ruy Rodrigues e Theodoro de Souza Campos Júnior fazem parte desse acervo de valor inestimável.

O material precioso já rendeu incontáveis pesquisas de alunos e professores, que resultaram em trabalhos de iniciação científica, dissertações de mestrado, teses de doutorado e até livros. "Só a obra de Sérgio Buarque de Holanda já gerou mais de dez teses e três livros", diz o coordenador do Sistema de Bibliotecas da Unicamp, Luiz Atílio Vicentini.

No setor de Coleções Especiais da Biblioteca Central César Lattes há 13 coleções que pertenceram a personalidades da vida acadêmica brasileira e reúnem mais de 40 mil volumes. A maior parte é na área de ciências humanas, exceto a coleção de César Lattes, físico e professor da Unicamp.

Além de Lattes, figuram neste setor coleções de Sérgio Buarque de Holanda; de Alexandre Eulálio, crítico literário e também professor da Unicamp; de Aristides Cândido de Mello e Souza, médico reumatologista; e de Peter Eisenberg, historiador e brasilianista norte-americano e professor da Unicamp, entre outras. Até um acervo de gibis antigos compõe a seção de obras especiais.

De cada um desses conjuntos foram extraídas peças ainda mais especiais que deram origem à coleção de Obras Raras, atualmente composta por 2,5 mil obras que datam do século 15 ao século 20. De tão especiais, essas peças ficam em local de acesso restrito a funcionários, com controle de umidade e temperatura, e o manuseio requer cuidado redobrado.

A mais antiga entre as obras raras é um grande livro com cantos gregorianos, encadernado em couro com detalhes em metal. A peça é ilustrada com 158 iluminuras com motivos florais pintadas a têmpera de ovo.

Segundo a diretora técnica de Coleções Especiais e Obras Raras, Tereza de Carvalho, o manuscrito em pergaminho é do século 15 e foi doado à Unicamp por Pietro Maria Bardi. Atribui-se a autoria da obra ao presbítero Stephanus Aretinus.

Enquanto as bibliotecas mantêm a guarda dos acervos de livros e periódicos, a memória científica e documental da universidade é preservada pelo Sistema de Arquivos (Siarq). Também para o Siarq são encaminhados os documentos que integram fundos e coleções privados depositados na instituição.

Entenda

Fundo: documentos produzidos e/ou acumulados por instituições ou indivíduos no decorrer de suas atividades.
Coleção: documentos reunidos artificialmente em função de um interesse ou de um assunto.

Fonte: Cedae/IEL/Unicamp
Preciosidades disponíveis em algumas bibliotecas e arquivos da Unicamp.
Todo o material está aberto à consulta pública.
BIBLIOTECA CENTRAL CÉSAR LATTES

Coleção Sérgio Buarque de Holanda
Leia mais em:

http://www.universia.com.br/noticia/materia_clipping.jsp?not=33673

Unicamp

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader