> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Movimento tenta resgatar cultura brasileira


Publicado pelo Aprendiz 05/10/2006

(Ana Loiola)
Um grupo de jovens da cidade de São Paulo realiza, no dia 21 de outubro, uma balada diferente: é a balada do Saci e seus amigos. O objetivo é tentar difundir o personagem do folclore brasileiro imortalizado pelo escritor Monteiro Lobato, no começo do século 20, como "um moleque pretinho, de uma perna só, com pito acesso na boca, gorro na cabeça e olhos vermelhos, feito um beberrão, mais astuto e menos assustador do que muitas outras criaturas fantásticas, como o lobisomem ou a mula-sem-cabeça".

O grupo é formado por integrantes da editoria jovem da revista Viração (http://www.revistaviracao.com.br/) além de interessados em fortalecer o movimento pela implantação do Dia do Saci. Segundo Sálua de Paula, uma das jovens líderes do movimento, o objetivo do evento é articular pessoas e organizações não-governamentais para difundir a proposta de criar o Dia Nacional do Saci e o significado que ele tem para a cultura brasileira. Durante o evento será apresentado o documentário Somos todos Saci, de Silvio do Amaral Rocha e Ruda Andrade. O documentário traz opiniões e depoimentos de pessoas que dizem ter visões do saci.

Com o objetivo de preservar a cultura brasileira, em julho de 2003 foi criada a Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci http://www.sosaci.org/index.html ), associação sem fins lucrativos com sede em São Luiz do Paraitinga (SP). Segundo o presidente da Sosaci, Mario Cândido, o que levou à criação da entidade foi o incômodo com as crescentes comemorações do Dia das Bruxas (Hallowen) uma festa tipicamente norte-americana. Para ele, a cultura brasileira é muito vasta e está se perdendo, dentre outras coisas, por causa de manifestações como essas.

"Os jovens deixam de lado a cultura brasileira para comemorar uma cultura importada dos americanos, que tem intuito claramente comercial", reclama Cândido. Segundo ele, não há problemas em comemorar o Hallowen em uma escola de inglês, por exemplo, já que é a cultura que estudam. O problema, para ele, é quando outras pessoas passam a comemorar uma data sem ao menos saber do que se trata.

Para resgatar a cultura brasileira, foi criado o Dia do Saci comemorado exatamente no mesmo dia do Hallowenn: 31 de outubro. "A idéia é que mais pessoas conheçam nossa cultura, dessa forma, não comemorar é uma escolha, não falta de informação", diz. Para ele, falta conhecimento sobre a cultura brasileira.

O movimento pela instituição do Dia do Saci ganhou força quando passou a ser defendido por diversos parlamentares. Em alguns estados, como em São Paulo, 31 de outubro já é oficialmente o Dia do Saci. A idéia agora é instituir o dia nacionalmente. Com este objetivo, um projeto de lei dos deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Ângela Guadagnin (PT-SP), já aprovado pela Comissão de Educação, tramita em conjunto na Câmara dos Deputados. Candido acredita ser importante resgatar a identidade da cultura brasileira. "Um país sem cultura é um país sem nada", afirma.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=14eb97be0af4701000a522a61cb98d78

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader