> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
27ª Bienal de São Paulo ‘Como viver junto’


Publicado pelo IG 06/10/2006

Neste sábado será aberta ao público a 27ª Bienal de São Paulo, que acontece até o dia 17 de dezembro no prédio da Fundação Bienal, no Parque do Ibirapuera. O tema da exposição convida artistas de todo o mundo e os visitantes da mostra a refletir sobre “Como viver junto”.

Em sua 27ª edição, a Bienal mostra ao público a produção artística contemporânea discutida e analisada em seminários desde janeiro. “É um encontro de artistas em busca de novos valores que discutam o processo, a situação do dia a dia, no mundo globalizado em que vivemos”, afirmou o presidente da Fundação Manoel Francisco Pires da Costa.

Pela primeira vez na história da Fundação Bienal o projeto curatorial foi eleito de forma democrática, através de uma comissão montada especialmente para a seleção. Segundo a co-curadora Cristina Freire, com essa seleção o “curador deixa de ser o que detém o poder e se torna o que abre espaços”.

A maior mudança instituída pela curadoria eleita foi a extinção das representações nacionais. “Seguimos uma tendência mundial. Dentro do tema escolhido, o abandono das ‘representações nacionais’, algo que acompanhou a Bienal de São Paulo desde a sua fundação, tornou-se necessário até mesmo por que seria contraditório propor uma divisão. Além disso, temos um único pavilhão no qual é preciso criar paredes para se ter divisões, o que já é um conflito”, explica a curadora geral, Lisette Lagnado.

A equipe de curadores viajou o mundo em busca dos artistas que melhor representam os ideais da vida contemporânea em espaços partilhados e alguns dos selecionados foram convidados a passar meses no Brasil preparando novas obras especialmente para a exposição.

Como viver junto

O tema desta Bienal foi inspirado em seminários de Roland Barthes ministrados no Collège de France em 1976 e 1977. “Como Viver Junto” propõe uma reflexão sobre a vida coletiva em espaços partilhados, sobre a justaposição de ritmos diferentes no mesmo espaço físico.

A curadoria da Bienal buscou artistas que tivessem como tema central à obra a questão dos limites, fronteiras e a incorporação das diferenças na vida cotidiana. “No fundamento de todo viver-junto, há um conglomerado de sentimentos partilhados em constante recriação na vida cotidiana”, diz a co-curadora Cristina Freire.

Com as eleições no Brasil, o recente conflito no Oriente Médio, revoluções na Tailândia e Hungria e o balanço, cinco anos depois, do 11 de Setembro, o ano de 2006 pôs à prova, talvez de maneira mais marcante que outros anos recentes, a questão do “Como Viver Junto”.

Bienal Internacional de São Paulo

A Bienal Internacional de São Paulo foi criada em 1951 pelo empresário Francisco Matarazzo Sobrinho, mais conhecido como Ciccillo. A exposição foi a primeira de grande porte a ser realizada fora do eixo Europa – Estados Unidos.

Sua primeira edição seguiu os moldes da Bienal de Veneza e teve dificuldades em reunir participantes por ser realizada em um país com pouca visibilidade cultural. A mostra aconteceu na esplanada do Trianon, espaço ocupado hoje pelo MASP.

SERVIÇO:

27ª BIENAL DE SÃO PAULO
“Como viver junto”

Curadora Geral: Lisette Lagnado
Co-curadores: Adriano Pedrosa, Cristina Freire, José Roca, Rosa Martinez
Curador convidado: Jochen Volz
Presidente da Fundação Bienal: Manoel Francisco Pires da Costa
De 07 de outubro a 17 de dezembro; de terça a sexta das 9h às 21h sábados, domingos e feriados: das 10h às 22h
Parque do Ibirapuera – Portão 03

ENTRADA FRANCA

Agendamento de visitas guiadas: 5576-7648 ou 5576-7647 (somente por telefone)

http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/cultura/2546001-2546500/2546336/2546336_1.xml

IG

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader