Cresce procura pelo latim nas universidades |
|
|
Publicado pelo Terra 10/10/2006 |
As Universidades brasileiras registraram um aumento no número de estudantes interessados no latim nos últimos. Mesmo que um motivo claro pela procura não tenha sido identificado por pesquisadores e especialistas, grandes universidades revelam números que determinam este fato.
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, na Universidade de São Paulo (USP), houve um aumento de 154% no número de matriculados na disciplina Latim 1 nos últimos seis anos. Eram 355 em 2000 para 903 neste ano. Na Unicamp, o crescimento foi de 70% em cinco anos. Já na Unesp, no mesmo período, 118%.
Especialistas acreditam que novos enfoques dados à disciplina ajudaram no crescimento, mesmo quando o Ministério da Educação (MEC) desobrigou o ensino da língua nos cursos de Letras. A professora da Unicamp Charlene Miotti diz que houve uma renovação da metodologia, que passou a ensinar o idioma associado aos textos dos escritores latinos e de toda a cultura do mundo antigo. "Antes o aluno era exposto a uma tabela com regras gramaticais, agora o curso passa a trabalhar com literatura, e isso é mais intrigante", afirma.
O presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, Fernando dos Santos, aposta na revalorização de clássicos latinos pela indústria cultural. "Filmes como Tróia e Alexandre, exposições de arte, expressões latinas em filmes, em jogos, em livros como Código Da Vinci ajudam a compor um mundo sedutor", acredita o especialista.
E o interesse não aparece só em São Paulo. Nas universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Juiz de Fora (UFJF) e do Rio (UFRJ) também há mais alunos estudando, de acordo com o MEC.
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1180956-EI994,00.html
Terra
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|