> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Girafa falante combate analfabetismo na Etiópia


Publicado pelo Estadão 11/10/2006

A Unesco, que contribuiu com US$ 6.000 para a produção dos programas de TV, estima que a girafa chegue a cerca de 1 milhão de etíopes

A mais nova estrela da TV etíope é uma girafa falante e curiosa, que capturou a imaginação dos jovens e vem ajudando a preencher a lacuna educacional em um país pobre, onde a maior parte dos adultos não sabe ler e muitas crianças em idade escolar não estão na escola.

Um episódio típico de "Tsehai Adora Aprender" dura de sete a oito minutos e mostra a girafa Tsehai reunida com a família e os amigos num cenário gerado por computador que evoca a paisagem etíope. Desde sua estréia em setembro, o programa da TV estatal etíope tem como foco o meio ambiente, e tenta ensinar o alfabeto local, o amárico, além de outros conceitos fundamentais.

Fantoches de meia e gráficos de computador são produzidos pelos dois criadores do programa: uma ex-professora etíope, Brucktawit, e seu marido, o americano Shane Etzenhouser.

"Tsehai Adora Aprender" era exibido inicialmente nos domingos mas, depois do primeiro episódio, "recebemos tantas cartas e telefonemas", disse o chefe de programação do canal, Seifu Seyoum, que o programa passou a ser exibido três vezes por semana.

Segundo Seifu, a girafa ajuda a combater o analfabetismo, "e é uma boa oportunidade para quem não pode arcar com a escola".

A Unesco, que contribuiu com US$ 6.000 para a produção dos programas, estima que a girafa chegue a cerca de 1 milhão de etíopes. Pode não parecer muito, num país de 73 milhões de habitantes, mas o porta-voz da Unesco, Paul Hector, disse que o pequeno investimento está sendo "usado estrategicamente".

http://www.estadao.com.br/educacao/noticias/2006/out/09/229.htm

AP

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader