> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Educação só melhora com professor valorizado


Publicado pelo UOL 13/10/2006

Para melhorar a qualidade da educação básica no Brasil é preciso valorizar a carreira dos docentes, de forma a torná-la atrativa. A avaliação é do presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Paulo Speller.

"Há um desprestigiamento das licenciaturas, em grande medida por conta dessa desvalorização que governos estaduais e municipais tem colocado na carreira docente", explica.

O caminho a ser seguido, de acordo com Speller, é que as carreiras ofereçam melhores salários e condições de trabalho. "Um dos principais problemas hoje, nos estados e municípios diz respeito a carreira docente, é preciso que haja um estímulo, um atrativo para a carreira, combinada com os valore salariais, com as condições de trabalho, e se isso não for colocado pelos estados e municípios não teremos melhoria significativa na educação básica no Brasil".

Nesta quarta (11), o governo federal anunciou medidas voltadas para melhorar a formação dos professores e, em conseqüência, a qualidade da educação básica no país como a eliminação dos juros do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para cursos de licenciaturas, pedagogia e normal superior.

Outra iniciativa é a mudança na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que torna a União solidária e colabora com estados e municípios na formação de professores da Educação Básica.

Na avaliação de Speller, a atuação mais direta do governo federal junto a estados e municípios e os juros zeros para incentivar a entrada de candidatos em curso de licenciatura vão contribuir para que ocorram mudanças na educação básica no país. "É de se acreditar que traga conseqüências positivas por que apesar do discurso ser unânime no sentido de priorizar a educação, os investimentos e as políticas não têm trazido os resultados que a sociedade brasileira vem demandando", afirma.

http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u4819.jhtm

Agência Brasil

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader