Ciência e Tecnologia homenageia Santos Dumont |
|
|
Publicado pelo Estadão 16/10/2006 |
Atividades simultâneas nas mais diversas áreas do conhecimento serão realizadas com o objetivo de ampliar a presença de temas científicos no cotidiano da população.
As principais atrações da Semana em São Paulo
- Mais de 8 mil atividades em cerca de 900 instituições de todo o País. Participam mais de 300 cidades, em todos os Estados brasileiros. Esta é a dimensão da terceira edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre de 16 a 23 de outubro.
Com o tema “Criatividade e inovação”, o evento homenageará o centenário do primeiro vôo do 14 Bis, realizado por Santos Dumont no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906. Atividades simultâneas nas mais diversas áreas do conhecimento serão realizadas com o objetivo de ampliar a presença de temas científicos no cotidiano da população. Palestras, exposições, cursos, filmes, brincadeiras, jogos, oficinas, shows e visitas monitoradas são algumas das atrações.
“A intenção é promover o resgate histórico de um brasileiro que teve uma das contribuições mais significativas para a história da humanidade”, disse Ildeu de Castro Moreira, diretor do Departamento de Popularização e Difusão em C&T do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), segundo a Agência Fapesp. “Sabemos que existem milhares de brasileiros criativos, por isso escolhemos Dumont como referência para valorizar a capacidade nacional de inovar.”
Segundo Moreira, a semana tem atingido seu objetivo central por reunir praticamente todas as entidades científicas do País, mesmo em lugares com menor tradição no setor, como Rondônia e Tocantins - os dois Estados, juntos, têm mais de mil atividades cadastradas para esta edição.
A necessidade de estreitar vínculos com outros países da América do Sul é outro destaque. Colômbia e Cuba, por exemplo, estão criando suas semanas nacionais de C&T a partir da experiência brasileira. No evento brasileiro, representantes de semanas européias também marcarão presença.
Entre as atividades, um dos principais destaques serão os dias de portas abertas nas entidades participantes. Centenas de instituições de ensino e pesquisa colocarão laboratórios à disposição da população para mostrar seus principais trabalhos.
Outro destaque serão as atividades em locais públicos, como praças e rodoviárias. “A proposta é levar a ciência até as pessoas, discutir assuntos relevantes e receber um retorno crítico”, disse Moreira. Vídeos sobre temas científicos e CDs com programas de rádio voltados à divulgação científica exibidos em emissoras de todo o país também serão distribuídos gratuitamente pelos organizadores.
Alguns destaques da Semana Nacional de C&T de 2006
Sudeste
Os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais realizarão feiras, exibição de filmes científicos, palestras, exposições e tendas de ciência. Em São José dos Campos (SP) está sendo preparada uma grande festa que começa com a exposição “A cidade que voa”.
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), em Cachoeira Paulista (SP), terá uma programação que abordará a ligação da meteorologia com o desenvolvimento da aviação no Brasil e no mundo. Atividades como o “Ciência tour”, uma visita de alunos da rede pública às instituições geradoras de ciência do Estado de São Paulo, e a “Ciência vai a escola”, em que palestrantes visitam escolas da rede pública de ensino, também farão parte das ações.
Outro destaque da programação paulista será a exposição, na Universidade de São Paulo (USP), de uma réplica em tamanho real do 14 Bis. Na Estação Ciência da USP serão expostas réplicas de veículos como o célebre Demoiselle, construído por Santos Dumont em 1907. Outra atração será o projeto “14 Bis 100 anos 360º”, que permitirá aos visitantes conhecer detalhes sobre a construção do avião, fatos históricos do primeiro vôo e ter uma visão em 360 graus da aeronave.
Leia mais em:
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/out/13/259.htm
Agência Fapesp
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|