> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Crodowaldo Pavan, um guerreiro do ensino


Publicado pelo O Estado de S.Paulo 16/10/2006

Biólogo geneticista recebe prêmio Professor Emérito do Ciee e 'Estado'

O biólogo geneticista Crodowaldo Pavan, de 86 anos, presidente do Comitê Interamericano de Ciência e Tecnologia e pesquisador da Divisão de Biologia do Oak Ridge National Laboratory, receberá hoje o Prêmio Professor Emérito 2006 - Troféu Guerreiro da Educação, concedido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e pelo Estado. A cerimônia de entrega da premiação começará às 9h30, no auditório do jornal.

O prêmio, criado para contemplar personalidades de destaque na área educacional, é promovido desde 1997. Já receberam a homenagem a ex-primeira-dama e antropóloga Ruth Cardoso, o jurista Miguel Reale, a ex-ministra da Educação Esther de Figueiredo Ferraz, o médico Luiz Décourt, o economista José Pastore, o engenheiro Antônio Hélio Guerra Vieira, o sociólogo e crítico literário Antonio Candido, o pesquisador e compositor Paulo Vanzolini e o ambientalista Paulo Nogueira-Neto.

Durante a premiação haverá uma apresentação de vídeo e os pronunciamentos do jornalista e diretor responsável do Estado, Ruy Mesquita, e do presidente do Conselho de Administração do Ciee, Paulo Nathanael Pereira de Souza.

'Me sinto orgulhoso por receber esse prêmio', afirmou o professor. 'Me considero uma pessoa de sorte, porque as coisas ocorreram na minha vida como eu gostaria. Me diverti muito, peguei o que podia pegar e estou satisfeito por tudo o que fiz e vivi', completou.

O professor refere-se a sua participação no desenvolvimento da genética no País, campo em que foi um dos precursores e para o qual contribuiu como pesquisador e dirigente, quando assumiu cargos como a presidência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre 1981 e 1986, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre 1986 e 1990.
Leia mais em:

http://txt.estado.com.br/editorias/2006/10/16/ger-1.93.7.20061016.7.1.xml

O Estado de S.Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader