Projetos de lei visam formação de professores |
|
|
Publicado pelo Universia Brasil 16/10/2006 |
Dos três projetos de lei sobre educação encaminhados ao Congresso, dois visam incentivar a formação de professores do ensino básico e o terceiro busca atrair investimento privado para universidades públicas. Esse último propõe alterar a lei 11.196, conhecida como MP do Bem, que já previa abatimento de impostos para empresas que investirem em pesquisa.
O que o governo quer agora é que a legislação permita às pessoas jurídicas abaterem Imposto de Renda e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) do valor aplicado em pesquisa científica feita por universidades públicas.
Dos outros dois projetos, um propõe a alteração da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) para que a União passe a ser responsável, juntamente com Estados e municípios, pela formação dos professores do ensino básico.
O outro modifica a estrutura da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para que a instituição passe a coordenar o programa Universidade Aberta, que formará professores por meio do ensino a distância.
Para que essas três medidas comecem a vigorar é preciso a aprovação dos projetos no Congresso. Não há prazo.
Um dos pontos do pacote que já sairá do papel é a redução da taxa de juros do Fies (programa de financiamento estudantil).
Atualmente em 9% ao ano, a taxa cairá para 3,5% ao ano
http://www.universia.com.br/noticia/materia_clipping.jsp?not=33839
Folha de S.Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|