Professores transformam papelão em livros |
|
|
Publicado pelo Envolverde 19/10/2006 |
Experiência inédita será apresentada na Semana Nacional de Ciência & Tecnologia, em Niterói.
Brincadeira é coisa séria. Pelo menos é o que pensam cerca de 100 professoras que participam atualmente do curso Brinquedoteca na Escola, em Nova Iguaçu, resultado de uma parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Secretaria de Educação do município.
Além de serem sensibilizadas acerca da importância das brincadeiras na educação das crianças, as professoras desenvolvem técnicas para criação de brinquedos e livros a partir do reaproveitamento de materiais não-convencionais, como papelão, retalho de tecido, garrafa e sacos plásticos, tampinha de refrigerante, caixote de hortifruti... e tudo o mais que puder ser alcançado pela imaginação.
O trabalho é desenvolvido por pesquisadores do CABE – Centro de Aprendizagens e Pesquisa em Cultura, Corpo, Arte e Brinquedo em Educação, vinculado à Faculdade de Educação da UFF. Mais do que despertar a consciência ambiental, o CABE levanta o debate sobre o consumo excessivo de brinquedos industrializados e a rejeição das crianças ao livro e à leitura, apresentando alternativas eficazes para o enfrentamento desses problemas.
Criação de espaços lúdicos nas escolas
Dessa forma, um cabo de vassoura velha, um pé de meia, alguns retalhos e muita criatividade são suficientes para fazer um cavalo de pau e garantir a alegria das crianças na escola, e ainda desenvolver aspectos importantes para a formação, como sociabilidade, coordenação motora e orientação espacial. Esse e muitos outros brinquedos e livros-brinquedos ficarão à disposição dos alunos e serão usados em sala de aula como um estímulo à aprendizagem.
O resultado desse trabalho estará em exposição no próximo dia 21 de outubro, no Campo de São Bento, em Niterói, das 8h às 14h, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre em todo o país, organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, através do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia. Durante a exposição, haverá oficina de confecção de brinquedos com uso de materiais não-convencionais voltada para professoras, crianças e interessados em geral.
http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=23622&edt=8
Envolverde/Jornal do Meio Ambiente
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|