> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Fundação de PE digitaliza acervo histórico


Publicado pelo UOL 20/10/2006

Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em Recife (PE), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), está digitalizando seu acervo. Só neste ano, foram 18.676 documentos que passaram pelo processo.

Dentre eles estão antigos rótulos de cigarro, fotografias, folhetos de cordéis e livros, incluindo 39 obras de Joaquim Nabuco, que contam um pouco da história nacional. Desse total, 1.151 documentos e 4.892 arquivos digitais estão disponíveis na página eletrônica da Fundaj e no portal Domínio Público do MEC.

Iniciado em 2003, o Projeto Núcleo de Digitalização busca preservar acervos, evitando o manuseio de originais, e ampliar e democratizar o acesso às informações. Os investimentos já somam R$ 818 mil.

De acordo com Marco Aurélio Nogueira, acadêmico e pesquisador da obra de Nabuco, a publicação do legado do autor na internet demonstra a força e importância desse brasileiro.

Fotografias e periódicos
Outros dois projetos de digitalização estão sendo desenvolvidos em paralelo, por meio de uma parceria entre o MEC e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco): os Periódicos Raros do Acervo da Biblioteca Blanche Knopf, da Fundaj, e a Coleção Francisco Rodrigues, com fotografias raras sobre aspectos da vida sociocultural brasileira, entre 1840 e 1920.

Os recursos disponibilizados pelo ministério são da ordem de R$ 12 mil. O trabalho vai colocar em formato eletrônico 75 mil documentos, 12 mil fotografias e 63 mil páginas impressas de periódicos.

http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u4832.jhtm

MEC

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader