> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 16 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Aula na frente do telão com um balde de pipoca


Publicado pelo Aprendiz 20/10/2006

(Julia Dietrich)
"O cinema pode ser uma poderosa ferramenta para tornar visível os conteúdos aprendidos na sala de aula", afirma Adriana Pozza, uma das principais responsáveis pela organização do projeto Educação em Cartaz que congrega filmes, cujos conteúdos estão presentes no exame vestibular, seguidos de debates com professores especialistas sobre os assuntos abordados.
As seções de cinema-debate são abertas a todos interessados, embora "o objetivo central da proposta seja justamente oferecer aos alunos de escolas e cursinhos públicos, que não têm acesso a esse tipo de intervenção, as mesmas ferramentas que as pessoas de classes mais altas têm, para fortalecer o ingresso nas universidades".
As seções que acontecem na sala de cinema do HSBC Belas Artes, em São Paulo, foram e permanecem temáticas e sempre ligadas ao conteúdo programático do vestibular. "Foi montada uma equipe multidisciplinar para pensar quais filmes seriam apresentados e debatidos e chegamos a conclusão que era importante nos focarmos nos conteúdos de história, meio ambiente, comunidade e adaptações de obras de literatura".
A iniciativa, que partiu do jornalista Gilberto Dimenstein em parceria com o Instituto HSBC de Solidariedade e do Grupo Positivo, vem acontecendo todos os sábados às 11 horas desde 30 de setembro, quando foi apresentado o filme Anjos do Sol para discutir a questão da prostituição infantil.
Os dois próximos sábados discutirão história e meio ambiente. No dia 21/10 será apresentado O Sétimo Selo do diretor sueco, Ingmar Bergman, e a aula ficará nas mãos do professor de História do Curso Positivo, Renato Mocellin. Já no dia 28/10, a diretora-executiva do Instituto HSBC Solidariedade, Ana Paula Gumy, e o coordenador do programa "Água para Vida", do WWF Brasil, Samuel Barreto irão debater sobre o documentário vencedor do Oscar, A marcha dos Pingüins.
As atividades reuniram apenas 60 pessoas cada, mas Pozza reconhece que a iniciativa é nova e "ainda não se criou uma cultura de freqüentá-las". Entretanto, não desanima, pois pretende insistir para que o projeto ganhe uma nova edição no próximo ano, com novos filmes e novos debatedores.
Próximas Apresentações
Leia mais em:

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=61c7d53d0af4701000a522a647bda3d5

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader