> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Canal para a paz


Publicado pelo Envolverde 24/10/2006

(Mariana Loiola)
Quando se discute o acesso à mídia de qualidade para crianças e adolescentes, é fundamental considerar a importância de uma boa narrativa. É o que afirma Regina de Assis, coordenadora do Rio Mídia - Centro Internacional de Referência em Mídias para Crianças e Adolescentes. “A narrativa é a matéria-prima da mídia e da comunicação”, diz. O tema foi o centro dos debates do 2º Encontro Internacional Rio Mídia, realizado de 18 a 20 de outubro, no Rio de Janeiro, promovido pela Prefeitura, por meio da Multirio - Empresa Municipal de Multimeios. O encontro teve o objetivo de analisar e debater a natureza e o lugar das narrativas na mídia e sua relação com o público infanto-juvenil.

Para a coordenadora do Rio Mídia e também presidente da Multirio, pais, professores e toda a sociedade podem e devem cobrar do governo ações para garantir à população o direito de acesso à informação de qualidade. Assis defende também discussões e debates sistemáticos sobre a programação da televisão e todo o conteúdo veiculado pela mídia.

Com o apoio do Rio Mídia, grupos de todo o Brasil que atuam em defesa do direito de crianças e adolescentes e professores a uma mídia de qualidade têm consolidado uma comunidade em rede que deverá se expandir, através de uma parceria com o projeto inglês Eurokidnet. “Vamos criar uma grande rede de trocas de narrativas. Isso pode contribuir para a paz, a não-violência e compreensão entre os povos”, afirma.

Rets - Qual a importância da narrativa e por que esse tema foi escolhido para o Encontro Rio Mídia deste ano?

Regina de Assis - Porque narrar é uma forma de estar no mundo. É uma forma de nós, seres humanos, garantirmos a nossa própria história, memória, valores e heranças no sentido cultural, aquilo que compõe a cosmovisão de cada um de nós. É a narrativa que registra isso tudo, seja de forma oral ou registrada. Por isso é muito importante expor as crianças desde pequenas a boas narrativas, desde a forma mais tradicional, que é a contação de histórias – oral ou intermediada por um livro, que as crianças adoram, mesmo hoje em dia –, até as linguagens da televisão, internet, celular e jogos eletrônicos.

Como estamos no início do terceiro milênio, vivendo uma revolução em termos de comunicação, cada vez mais permeada pelas linguagens da mídia, seja audiovisual, digital ou impressa, isso se torna uma questão da maior importância para quem produz mídia para crianças, adolescentes e seus educadores, sejam os professores nas escolas ou os familiares em casa. Por outro lado, o grande mercado internacional de produção de mídia voltada para crianças e adolescentes, como Nickelodeon e Discovery Kids –que não estão preocupados necessariamente com a qualidade, do ponto de vista dos valores a serem preservados ou constituídos pelas novas gerações, mas com o lucro –, também está preocupado com a necessidade de boas narrativas. A narrativa é a matéria-prima da mídia e da comunicação.

Rets - Como você analisa a produção da TV brasileira voltada para crianças?

Regina de Assis – A produção que existe é medíocre. Lá fora, a BBC e o Channel 4 têm dado bons exemplos, dedicando várias horas de programação para crianças, sem propaganda e indução ao consumo e com muito estímulo à imaginação. Aqui, a TV Cultura de São Paulo fez um grande investimento na década de 90 com a criação do Rá-Tim-Bum, mas hoje esse programa só pode ser visto por quem tem acesso à TV paga. Deveria haver um investimento muito maior no canal aberto, porque é o que atinge a maioria da população. As TVs comerciais, em geral, tentam se safar com o chamado horário infantil, que é matinal. Mas na maior parte do tempo a criança brasileira vê programação adulta.
Leia mais em:

http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=23776&edt=34

Rets

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader