Universidade Aberta do Brasil terá pólo no Japão |
|
|
Publicado pelo UOL 24/10/2006 |
O programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), que tinha como objetivo inicial interiorizar o ensino superior de qualidade no país, vai ter também um pólo no Japão para atender brasileiros que sofrem com as dificuldades do idioma e da adaptação aos estudos.
De 6 a 8 de novembro, serão realizadas, em Tóquio, reuniões destinadas a estabelecer os termos da cooperação entre os países e definir o processo seletivo e de formação dos professores.
O projeto de criação do pólo resulta de parceria entre a Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Banco do Brasil, Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e governo japonês. O pólo será uma extensão da UFMT na cidade de Nagóia, com a estrutura física montada na Universidade de Gunma.
A perspectiva é capacitar 200 professores para beneficiar parte dos 300 mil alunos residentes naquele país.
"O Japão será precursor da idéia de se estender a UAB a alunos no exterior", afirmou o diretor de políticas públicas em educação a distância do Ministério da Educação, Hélio Chaves Filho. "O sistema educacional japonês é extremamente complexo. Com a instalação do pólo, haverá um grande avanço para o aprendizado dos estudantes brasileiros que estão naquele país e que encontram dificuldades de adaptação."
O pólo exercerá papel social não só pela formação dos professores e pela oportunidade oferecida aos alunos que estão no Japão, mas também porque permitirá a capacitação de funcionários do Banco do Brasil que lá trabalham.
http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u4836.jhtm
UOL
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|