Prouni quer atrair professores à universidade

Publicado pelo UOL 25/10/2006

Os professores das redes públicas da educação básica que ainda não têm curso superior e os estudantes das licenciaturas matriculados em instituições privadas de ensino constituem, este ano, o público principal do Programa Universidade para Todos (Prouni).

No programa, que oferece bolsas integrais e parciais de 50% da mensalidade do curso de graduação, o professor concursado do Estado ou do município pode concorrer à bolsa de estudos sem comprovar renda mensal.

Para ter esta vantagem, segundo o diretor do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior, Celso Ribeiro, o professor precisa cursar uma licenciatura, pedagogia ou normal superior.

O objetivo do Ministério da Educação (MEC) é aumentar o acesso dos professores à graduação. Nos dois processos seletivos do Prouni neste ano, diz o diretor, 1.642 professores das redes públicas se beneficiaram das bolsas. O número deve aumentar na próxima seleção.

Função docente
Dados do Censo Escolar de 2005 coletados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) apontam a existência de 2.354.667 funções docentes nas redes públicas estaduais e municipais da educação básica.

O Inep esclarece que uma função docente não significa um professor, pois o mesmo professor pode lecionar em duas ou mais escolas. Portanto, em cada escola ele tem uma função, embora seja o mesmo profissional.

Entre as mais 2,3 milhões de funções docentes das redes públicas registradas em 2005, o censo mostra que existem 661.438 profissionais com ensino médio completo, o que, em tese, seria o público preferencial dos programas de formação do MEC.

Com licenciatura, que é a formação prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Inep registrou 1.476.599 funções, mas o Censo Escolar mostra, também, que mais de 15 mil professores têm apenas o ensino fundamental.

MEC