> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
MS: ensino da arte e cultura regional nas escolas


Publicado pelo Envolverde 01/11/2006

Projeto já foi normatizado pela Secretaria de Educação e prevê capacitação de professores.

Numa iniciativa pioneira no país, Mato Grosso do Sul vai inserir o ensino da arte e da cultura regional no currículo das escolas da rede pública, de forma sistemática, já a partir de 2007. O projeto passou cerca de dois anos em discussão por meio do Conselho Estadual de Educação até ser normatizado pela Secretaria da Educação de MS, e também resultou na produção de um kit pedagógico para preparação dos professores. Serão beneficiados, inicialmente, cerca de 259 mil alunos da rede estadual.

Aproximadamente 500 cópias desse kit serão entregues durante o I Encontro Estadual de Cultura, Arte e Educação, que acontece nos dias 6 e 7 de novembro, no Teatro Glauce Rocha, na cidade de Campo Grande (MS). O evento é direcionado aos professores de arte de todas as escolas estaduais de MS, mas também contará com a participação de prefeitos e secretários municipais de educação e cultura de todo o Estado.

No dia 7 de novembro a equipe da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), responsável pela elaboração do kit, vai ministrar uma oficina de capacitação para os professores de arte, orientando sobre as possibilidades de uso em sala de aula, tanto nas disciplinas específicas quanto em outras do currículo escolar como, por exemplo, Literatura, Língua Portuguesa, História e Geografia.

"Este kit transforma-se agora numa importante fonte de consulta para o conhecimento e difusão da arte e da cultura do Estado. Estamos plantando boas sementes num terreno fértil e promissor. Também estamos nos antecipando e servindo de exemplo ao Brasil ao construir um referencial didático-pedagógico capaz de expressar nossas singularidades, nossa arte e patrimônio", afirma o músico e geógrafo Pedro Ortale, diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e um dos coordenadores do projeto. "Este é um momento único no nosso desenvolvimento cultural e conseqüentemente no desenvolvimento, em todos os sentidos, de MS".

http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=24143&edt=34

Envolverde/Assessoria

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader