Universidade Aberta reúne mais de 61 mil vagas |
|
|
Publicado pelo Folha Online 03/11/2006 |
O programa Universidade Aberta (UAB), que oferece ensino a distância, terá 61.575 vagas em 2007, seu primeiro ano de implantação, segundo dados divulgados hoje pelo MEC.
São cerca de 1,3 mil cursos a distância, a maioria de graduação. Entre eles, há 690 de licenciatura; 357 de especialização; 186 de bacharelado; 54 tecnológicos; 12 seqüenciais; e sete de mestrado.
A UAB já oferece desde junho deste ano, em um projeto-piloto, cursos a distância de graduação em administração, em parceria com o Banco do Brasil, integrante do Fórum das Estatais pela Educação, e 25 instituições federais e estaduais de ensino superior. São dez mil estudantes em 87 pólos de 17 Estados e do Distrito Federal.
Em março de 2007, terá início a seleção para 464 cursos, em 150 pólos de apoio presencial. As aulas começam em junho. Os demais pólos (são 147) começam a funcionar em setembro.
No total, 50 instituições federais de ensino superior - 40 universidades e dez centros de educação tecnológica - e 427 prefeituras e governos estaduais se inscreveram, no início deste ano, para participar do projeto da UAB.
A maioria dos cursos aprovados é de licenciatura, com ênfase na educação básica. No entanto, há cursos diferenciados, como o de graduação em saúde indígena, que será oferecido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) nos pólos de Maués (Amazonas), São Félix do Araguaia (Mato Grosso), Água Clara, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste (Mato Grosso do Sul), cada um com 20 vagas.
Já os pólos de Uberaba e Teófilo Otoni (Minas Gerais) serão contemplados com graduação em saúde da família e vários outros cursos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Os gaúchos, principalmente do interior, terão a oportunidade de se graduar em agricultura familiar, curso a ser ministrado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) nos pólos de Faxinal do Soturno, Cerro Largo, Herveiras, Santana do Livramento, Tapejara e Lagoa Vermelha.
A lista completa dos cursos está no site do programa.
http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u4852.jhtm
UOL
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|